Sonho de uma noite de verão em Coimbra no Teatrão
De 23 de janeiro a 1 de fevereiro os alunos de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra levam Sonho de uma noite de verão à Oficina Municipal do Teatro. O espetáculo produzido em colaboração com o Teatrão parte de um dos mais conhecidos textos de William Shakespeare e transforma-o num projeto de intervenção que visa estimular a discussão e diálogo na comunidade.
O texto de Shakespeare leva-nos a uma Atenas em pós-guerra que prepara o casamento de Teseu, duque ateniense, com a líder amazona Hipólita. Mas na cidade o medo ainda se faz sentir e duvida-se que a paz seja duradoura. Também o mundo mágico da floresta está em conflito, com os monarcas Oberon e Titânia em disputa pela posse de um menino. Durante a noite tudo se (des)alinha para que quatro jovens atenienses se percam na floresta e no amor, enquanto uma trupe de atores ensaia uma peça de teatro para apresentar ao duque e à sua noiva. Esta aparente confusão entre o plano dos deuses e dos homens é propositada. O Bardo apresenta-nos todo o mundo em convulsão.
Nesta produção, a floresta mágica pode ser no Chile, no Equador ou no Brasil – em qualquer lugar (que convenha ficar) longe. Onde sabemos que está tudo às avessas e é difícil de consertar, onde a surdez da classe dominante ignora a dor do outro. Mas também onde o sonho ainda pode acontecer e o amor se assume como um ato de resistência e de possibilidade de transformação.
Quando é que nós aprendemos? – Shakespeare faz com este texto a pergunta no sec. XVII e nós usamo-la hoje como motor para esta criação, alimentados pelo poder das suas palavras. Por isso, paralelamente ao espetáculo promovemos também o debate, programando uma conversa com convidados que se dedicam ao estudo da história contemporânea, especialmente dos conflitos que abalam os sistemas democráticos um pouco por todo o mundo. A conversa realizar-se-á dia 30 de janeiro pelas 18h na Oficina Municipal do Teatro.
Mais informações:
23 de janeiro a 1 de fevereiro
De segunda a sábado às 21h30, domingo às 17h
Bilhete normal 4€
Comunidade ESEC 1€
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.