Círculo de Artes Plásticas de Coimbra festeja aniversário!

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra festeja desde 1974, o Aniversário da Arte, este ano é o 1 000 057.º aniversário.

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) volta a celebrar o Aniversário da Arte, no dia 17 de janeiro, sexta-feira, com uma «FESTA sem arte (convencional) mas que seja ela própria uma verdadeira afirmação da identidade possível e necessária entre a arte e a vida». Este ano comemora-se 1 000 057.º aniversário com uma festa no Edifício Sede do CAPC, na Rua Matoso, entre as 17h e as 21h, onde vão acontecer performances e atuações diversas. A entrada é livre.

A primeira vez que esta data foi assinalada em Portugal foi em 1974, por iniciativa de Ernesto de Sousa, a que se juntaram outras figuras marcantes da história do CAPC, como Alberto Carneiro e João Dixo.

Este ano, para lá das performances de António Melo e Vanda Madureira e da apresentação de um coletivo constituído por António Azenha, Daniela Proença e Pedro Vaz podem juntar-se outros momentos, como apela a Carta-Convite original:

«VEM TER CONNOSCO. E SE TE FOR POSSÍVEL TRAZ QUALQUER COISA: uma ideia fecunda para um divertimento bom qualquer; um bolo ou muitos bolos; uma garrafa de belo vinho tinto (ou outro, e não te esqueças dos copos, mesmo de papel); velas para fazermos iluminações à noite (e mandarmos uma vela simbólica aos nossos amigos de longe); fitas, panos ou papel para ornamentações, etc, etc. MAS SOBRETUDO VEM TU PRÓPRIO, PARA UM GRANDE ABRAÇO; UM GRANDE APERTO DE MÃO COLECTIVO»

COIMBRAEXPLOREComentário