Círculo de Artes Plásticas de Coimbra festeja aniversário!
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra festeja desde 1974, o Aniversário da Arte, este ano é o 1 000 057.º aniversário.
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) volta a celebrar o Aniversário da Arte, no dia 17 de janeiro, sexta-feira, com uma «FESTA sem arte (convencional) mas que seja ela própria uma verdadeira afirmação da identidade possível e necessária entre a arte e a vida». Este ano comemora-se 1 000 057.º aniversário com uma festa no Edifício Sede do CAPC, na Rua Matoso, entre as 17h e as 21h, onde vão acontecer performances e atuações diversas. A entrada é livre.
A primeira vez que esta data foi assinalada em Portugal foi em 1974, por iniciativa de Ernesto de Sousa, a que se juntaram outras figuras marcantes da história do CAPC, como Alberto Carneiro e João Dixo.
Este ano, para lá das performances de António Melo e Vanda Madureira e da apresentação de um coletivo constituído por António Azenha, Daniela Proença e Pedro Vaz podem juntar-se outros momentos, como apela a Carta-Convite original:
«VEM TER CONNOSCO. E SE TE FOR POSSÍVEL TRAZ QUALQUER COISA: uma ideia fecunda para um divertimento bom qualquer; um bolo ou muitos bolos; uma garrafa de belo vinho tinto (ou outro, e não te esqueças dos copos, mesmo de papel); velas para fazermos iluminações à noite (e mandarmos uma vela simbólica aos nossos amigos de longe); fitas, panos ou papel para ornamentações, etc, etc. MAS SOBRETUDO VEM TU PRÓPRIO, PARA UM GRANDE ABRAÇO; UM GRANDE APERTO DE MÃO COLECTIVO»
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente”, de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
“A Matança do Porco do Pai” tem uma duração aproximada de 100 minutos e está indicado para maiores de 16 anos. Os bilhetes estão disponíveis na OMT, postos Ticketline ou online
Em março, destaque absoluto da programação JACC/Salão Brazil para o Bill Frisell Trio, com Thomas Morgan e Rudy Royston.
A Ciência não vai de Férias... de Carnaval! E a nossa fórmula para as melhores férias volta a ter dois magníficos espaços à escolha: o UC Exploratório ou o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra!
usof e asio otus, artistas do coletivo que promove eventos regulares de música ambient em Lisboa, juntam-se desta vez para tocar em formato híbrido.
A entrada no espetáculo “Fernando Rolim – As ondas de um mar sem fim: Oito décadas de dedicação ao Fado e à Canção de Coimbra” é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.