Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se em Coimbra. Veja as sugestões!
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride celebrada a 18 de abril, com a disponibilização de conteúdos culturais online de forma gratuita. O objetivo é partilhar com o público, que está fisicamente afastado dos espaços culturais devido ao Plano de Contingência para pandemia da COVID-19, a diversidade do património cultural que a cidade dispõe e o seu contributo para a identidade de Coimbra.
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a autarquia desafia ao consumo de conteúdos culturais online, que serão disponibilizados no site (www.cm-coimbra.pt), no Youtube oficial do Município (https://bit.ly/DiaInternacionalMonumentosSítiosCoimbra2020) e na plataforma da Direção-Geral do Património Cultural (w3.patrimoniocultural.pt/dims2020) suscitando a curiosidade para visitas presenciais quando a fase de confinamento que hoje se vive for ultrapassada.
A CM Coimbra disponibiliza, virtualmente, um conjunto de conteúdos sobre diferentes Núcleos do Museu Municipal de Coimbra, roteiros temáticos que promovem o património e a história da cidade, bem como sobre o poeta João José Cochofel e a sua casa de família, entretanto transformada pela autarquia em Casa da Escrita.
“Património Partilhado – Culturas Partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada” é o tema definido pela Direção-Geral do Património Cultural para assinalar a efeméride que, por decisão do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovação da UNESCO, se celebra a 18 de abril, desde 1982.
Todos os anos é solicitado aos Estados-membros da UNESCO que, neste dia, promovam atividades e visitas a sítios históricos, monumentos e museus, este ano, com o intuito de que o património seja partilhado e recebido pelas diferentes comunidades espalhadas pelo mundo como importante foco de agregação de grupos, de relações entre culturas, e de responsabilização coletiva na proteção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum.
A Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza, então, os seguintes conteúdos:
- Roteiros Temáticos, que permitem aceder a diversos aspetos relevantes associados ao património cultural e turístico da cidade;
- Catálogo da Exposição evocativa do centenário do nascimento do poeta João José Cochofel;
- Entrevista do Arquivo da RTP, de 29-11-1974, a João José Cochofel, na Casa da Escrita, sob a perspetiva de complemento à exposição dedicada ao poeta;
- Livro D. Sesnando Davides - O Herói Improvável, da autoria de Alice Eça Guimarães e ilustração de Jorge Ribeiro, associado ao Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina, do Museu Municipal de Coimbra;
- Três vídeos, que integram o programa museológico do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra – Torre de Anto, do Museu Municipal de Coimbra, intitulados “Dos primórdios à afirmação – Séc. XIX”; “Do Modernismo aos anos 50 – Séc. XX” e “Da Canção de Intervenção à Contemporaneidade – Séc. XX - XXI”.
Com esta iniciativa a CM Coimbra associa-se novamente, ainda que se readaptando ao atual contexto de confinamento social, à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em 2020, iniciativa com ampla projeção nacional e internacional, potenciando o incremento da procura turística da cidade, tanto na vertente física como no espaço virtual, continuando assim a afirmar a promoção e a valorização da cidade e do seu património.
De 15 a 24 de julho o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas volta a ser o espaço de excelência do Festival.