Edição original de "Cantares de José Afonso" disponível "online" pela primeira vez
O disco "Cantares de José Afonso", de 1964, que inclui a canção "Oh Vila de Olhão", está disponível desde hoje nas plataformas digitais, anunciou a discográfica Valentim de Carvalho.
"Oh Vila de Olhão" foi composta nos começos da década de 1960, em plena ditadura, quando José Afonso (1929-1987) era professor do Ensino Secundário, em Faro, e proibida pela Censura.
Só depois do 25 de Abril de 1974 voltou a ser editada a canção da "madrinha do povo", que alertava o pescador para o "ladrão que não paga", para o dono do peixe que levava até ao cais de Olhão.
Neste disco, José Afonso é acompanhado por Rui Pato, em viola.
O EP inclui ainda as canções "Coro dos Caídos", "Maria" e "Canção do Mar", todas com letra e música de José Afonso.
A Valentim de Carvalho, em comunicado, refere-se a José Afonso como "um dos mais importantes nomes da cultura nacional", "fundamental na inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade".
A editora lembra igualmente que José Afonso foi responsável por ter revolucionado "a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular".
José Afonso "experimentou e lançou pistas para a descoberta de ligações entre África e a Beira Baixa", e o seu "legado iluminou os seus pares, em gerações consecutivas, até hoje", conclui a editora
André Sardet, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Segue-me à Capela, Coro Ao Centro (do NRC.LPCC), José de Portugal e João Farinha
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade,
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco –
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes".
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro,
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.