Este sábado é dia de Feira de Velharias na Praça do Comércio!
A Praça do Comércio acolhe, no próximo sábado, 22 de maio, entre as 09h00 e as 19h00, mais uma edição da Feira de Velharias de Coimbra, um evento que constitui uma referência nacional para os apreciadores de antiguidades. O certame regressou no passado dia 24 de abril à Praça do Comércio, que foi recentemente requalificada, o que muito agradou a vendedores e visitantes. Depois de um ano sem se realizar devido à pandemia da COVID-19, a feira retorna com um Plano de Contingência específico, estando assegurado o rigoroso cumprimento da legislação em vigor e das recomendações das autoridades de saúde.
A obra de valorização e revitalização da Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, está concluída, o que permitiu o regresso da Feira de Velharias a este espaço emblemático já na sua última edição, de 24 de abril. Um certame que é uma referência no panorama nacional deste tipo de eventos, apresentando antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, cerâmicas, vidros, latoarias, peças de joalharia e ourivesaria, livros trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de colecionadores de longa data.
Depois de um interregno de um ano, devido à pandemia da COVID-19, o evento regressou também ao espaço que o acolheu durante mais de duas décadas, já que as duas edições anteriores da Feira de Velharias realizaram-se no Terreiro da Erva e na Via Central, devido às obras de requalificação da Praça do Comércio. Um investimento superior a meio milhão de euros, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, e que teve como objetivo requalificar o espaço público e as infraestruturas do subsolo.
A estratégia passou pela criação de espaço para esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento abusivo permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias. A empreitada passou ainda pela substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.
Com todas estas melhorias, a Feira de Velharias tem agora melhores condições para a sua realização. O calendário das próximas edições da Feira de Velharias fica sujeito à evolução da pandemia da COVID-19 e ao estrito cumprimento da legislação em vigor, das recomendações da Direção-Geral da Saúde, bem como de Plano de Contingência específico para o evento. A calendarização prevista é: 26 junho; 24 julho; 28 agosto; 25 setembro; 23 outubro; 27 novembro; 18 dezembro (devido ao Natal coincidir com o quarto sábado).
Recorde-se que o uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento físico, a higienização das mãos e o respeito pela sinalização implementada no local.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.