TRADIÇÕES DE NATAL NA UNIÃO EUROPEIA!
O Natal é a época festiva da família por excelência. Em Portugal, é uma época que reúne a família e os amigos à volta de uma mesa repleta de comida, com um ambiente de risos, felicidade e muito amor. Aquecem-se as casas, canta-se e brinda-se a um novo ano, que se espera trazer tudo de bom. As prendas abrem-se à meia-noite do dia 24 pelas (já muito impacientes) crianças, cujos olhos brilham radiantes, e mais tarde pelos adultos, mais modestos nas reações, mas igualmente felizes.
Há muito para visitar em Portugal, desde mercados de Natal, a castelos decorados com luzes e até restaurantes que servem o tradicional bacalhau, que não falta em lugar algum. Os doces tradicionais também marcam presença. As rabanadas, filhoses, broinhas doces e o majestoso bolo-rei, que todos fazem fila para comprar.
Mas como se celebra o Natal nos restantes países da União Europeia?
Existem muitas tradições espalhadas pela União, pelo que seria impossível falar de todas elas, por isso, falaremos apenas de três.
Começamos a nossa viagem no trenó da cultura europeia, na Alemanha, a neve é garantida e nas mesas dos alemães estão presentes pratos como ganso, salsichas tradicionais, pato assado, salada de batata e repolho. Para uma sobremesa especial, o “stollen” não pode faltar. Durante a época festiva, os alemães bebem vinho quente com especiarias, a que dão o nome de “glühwein”.
Para uma “Nochebuena”, fazemos uma paragem na Espanha, onde a 24 e 25, os espanhóis enchem as suas mesas de pratos tradicionais, que dependem da região onde moram, e que podem ir desde os enchidos, cordeiro assado, leitão, peru, mariscos e, para uma sobremesa bem doce, o famoso “turrón”. Após o Ano Novo, a festa continua por mais tempo e o grande dia para as crianças espanholas é o Dia de Reis, a 6 de janeiro, quando recebem os presentes dos Reis Magos.
Para quem gosta de cantar, aterramos o nosso trenó, na Dinamarca. Após os seus jantares tradicionais, e talvez um ou outro copo a mais, os escandinavos reúnem-se num círculo, de mãos dadas, à volta da árvore de Natal e cantam músicas características da época, todos juntos.
Por toda a Europa vemos mercados de Natal com produtos tradicionais de cada país, decorações espalhadas pelas ruas e presépios em todo o lado que nos relembram desta data bonita. O céu, que fica escuro bem cedo e que é marcado pelo inverno rigoroso, ganha uma nova cor e luz, com o ambiente natalício.
O Natal europeu é frio e em muitas regiões a neve cai repetidamente, porém é um Natal quente em amor, em abraços, em beijos, em risos e no som da música que marca a data. Religiosos ou não, os europeus têm tradições natalícias para todos os gostos e feitios, mas acima de tudo têm presente nas suas casas os valores que nos unem: amor, respeito e união.
Um Feliz Natal para todos e um 2023 repleto de amor, alegria e conquistas!
Laura José, NAPEEC
Depois de algumas temporadas dedicadas ao ofício de ator, Salvador Martinha regressa ao Stand-up puro, e sem merdas,
Os concertos de celebração da edição de Viagens vão passar pelo Convento São Francisco, e prometem a grandiosidade que se experienciou nas grandes salas das metrópoles.