NAPEEC: Dia da Europa!

Há justamente 72 anos, Robert Shuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentava a sua proposta relativamente ao que viria a ser a União Europeia que atualmente conhecemos.

A famosíssima “Declaração Schuman” veio trazer à Europa um novo sentimento de unidade, paz e solidariedade, que se revelou urgente num contexto pós II Guerra Mundial, que havia deixado as nações europeias destroçadas e completamente sem esperança de um dia voltar a prosperar.

É por isso que o dia 9 de maio é tão importante para a União Europeia e para os cidadãos europeus. Celebramos as ideias e o pioneirismo de Schuman e os valores que transmitiu à Europa. Celebramos o que a União Europeia é cada para cada um de nós - uma conceção singular, que parte da experiência de cada cidadão europeu. Celebramos a esperança.

 

O que é a cidadania europeia? O que nos torna europeus? Que impacto tem a União Europeia no nosso quotidiano?  A União Europeia está presente em todos os dias da nossa vida, na medida em que procura proporcionar mais e melhores condições, investindo em infraestruturas, programas e ações, que influenciarão os seus cidadãos de forma positiva.

Existem diversos posicionamentos relativamente à ação europeia. Uns consideram que contribui para o desenvolvimento europeu e a sua afirmação no contexto internacional, enquanto as posições mais eurocéticas se centram na caracterização da União como um organismo de caráter imperial com interesses exclusivamente económicos. Essa análise prende-se muito à experiência pessoal individual, bem como à lente política que analisa esta questão. Contudo, é muito difícil ficar indiferente ao papel positivo que a União Europeia desempenha no quotidiano de cada cidadão europeu nos dias que correm. Será sempre uma organização nobre que merece respeito dos que representa. Foi um projeto vanguardista que continua a beneficiar a paz, cooperação, solidariedade e desenvolvimento.

 

Para comemorar este dia, as instituições da UE convidam-nos a participar numa série de atividades que decorrerão por todos os Estados-Membros. Em Portugal:

 

●      Realizar-se-ão em Évora várias atividades, com a presença da comissária Elisa Ferreira, centrando-se nos objetivos e valores da União Europeia. O programa irá decorrer no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público de Évora, entre as 14h30 e as 19h00 do dia 9 maio. (Para mais informações consultar: https://portugal.representation.ec.europa.eu/events/dia-da-europa-2022-05-09_pt).

●      O Parlamento Europeu estará em digressão por Portugal – A Iniciativa “Parlamento Europeu à sua porta” arrancou a 23 de abril em Vila Real e vai percorrer sete cidades portuguesas até junho.(https://www.europarl.europa.eu/portugal/pt/atualidades_e_destaques/destaques/2022/abril2022/standmovel2022.html). Simultaneamente, está a decorrer um concurso de fotografia #EuropaÀSuaPorta, onde serão selecionados os três participantes com as publicações mais cativantes e convidados a visitar Bruxelas no Outono de 2022. (https://www.europarl.europa.eu/portugal/pt/atualidades_e_destaques/destaques/2022/abril2022/concurso-online-parlamento-europeu-a-sua-porta.html).

 

●      Em Coimbra, será assinalada por uma sessão comemorativa do Dia da Europa, subordinada ao tema "30 anos depois de Maastricht: desafios e oportunidades" na Faculdade de Letras, pelas 14 horas.

 

O Dia da Europa não é apenas uma celebração. Não esqueçamos o trabalho que envolve o projeto europeu e o que ainda resta fazer para a concretização total do projeto desenhado pelo pai da Europa.

 

“A Europa não será feita de uma só vez, ou de acordo com um único plano. Será construída através de conquistas concretas que primeiro criem uma solidariedade de facto." - Robert Schuman (9 de maio de 1950)

 

 

Joana Martins, membro do NAPEEC

COIMBRAEXPLOREComentário