“Portas do Céu”: Experiência turística permitiu “descoberta do céu e da terra” de Pampilhosa da Serra
De 29 de abril a 1 de maio, decorreu, em Pampilhosa da Serra, o programa turístico “Portas do Céu, uma iniciativa realizada no âmbito do projeto intermunicipal com o mesmo nome – “Portas do Céu” -, que contou com organização da empresa de animação turística Epic Land.
Nesta imersão pelo património natural, cultural e gastronómico do concelho, os cerca de 25 participantes puderam sentir o “céu e a terra do território”, através de um vasto conjunto de atividades diurnas e noutras, tais como passeios noturnos em kayak, observação do céu noturno, passeios interpretativos em percursos pedestres, um workshop no Atelier da Filhó, música ao vivo, assim como outros momentos de confraternização e de cariz gastronómico.
Para Alexandra Claro, colaboradora da Epic Land, o balanço desta iniciativa é “extramente positivo”, uma vez que foi possível “aproveitar ao máximo” o que Pampilhosa da Serra tem para oferecer “sobretudo em termos naturais”. “Temos toda a serra com uma floração intensa, conseguimos admirar as várias espécies e os recursos ribeirinhos, conjugando isso com a observação do céu noturno”, manifestou a guia que acompanhou o grupo, que destacou ainda a experiência gastronómica do evento, também muito elogiada pelos participantes.
Recorde-se que o Programa Cultural em Rede “Portas do Céu”, resulta de uma candidatura de 3 Municípios – Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis -, e consiste na realização de vários eventos culturais em espaços do património natural e cultural destes territórios, contribuindo para a diversificação da oferta cultural, para a promoção da cultura para todos e para a afirmação da região enquanto destino turístico de excelência. O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,