4 propostas gratuitas para esta Páscoa no Museu Municipal de Coimbra
São quatro as propostas de programação que o Museu Municipal de Coimbra vai disponibilizar a crianças e jovens, no período de férias letivas da Páscoa, de forma gratuita. O objetivo das atividades municipais, que requerem inscrição prévia (através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone 239840754), é ocupar os tempos livres dos mais novos com ações de carácter lúdico e pedagógico, relacionadas com o acervo existente nos núcleos museológicos municipais. A primeira oficina, dedicada à “Primavera”, é já no próximo sábado, dia 9 de abril, integrada no projeto “Sábados no Museu Municipal de Coimbra”.
Com a aproximação do período de interrupção letiva da Páscoa, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra oferece, através do Serviço Educativo do Museu Municipal de Coimbra, várias iniciativas dirigidas a crianças em idade pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, assim como a centros de Atividades de Tempos Livres. Com o objetivo de proporcionar o contacto de proximidade com a Arte e a História, envolvendo o público infantojuvenil em diferentes experiências proporcionadas nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, vão decorrer quatro oficinas temáticas.
A primeira oficina, dedicada à “Primavera”, é já no próximo sábado, dia 9 de abril, integrada no projeto “Sábados no Museu Municipal de Coimbra”. A ação pretende celebrar a chegada da Primavera tendo como ponto de partida o conjunto de aves da “Vista Alegre”, da Coleção Telo de Morais. Dirigida a crianças dos 4 aos 8 anos de idade (acompanhadas por adultos), vão decorrer duas sessões – às 10h30 e às 14h30 – no Edifício Chiado.
Na semana seguinte, nos dias 12, 13 e 14 de abril, a programação integra outras três oficinas: “À descoberta das obras da Coleção Telo de Morais: Localiza e identifica!”, “Regresso ao Passado” e “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que decorrem, respetivamente, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina e no Edifício da Inquisição.
No núcleo museológico do Edifício Chiado, partindo da descoberta da exposição “Missão Sem Título” e tendo como suporte as plantas do equipamento municipal, os participantes vão ser desafiados a localizar e a identificar as obras que despertaram os “Agentes Secretos” a criar os seus trabalhos. A oficina “À descoberta das obras da Coleção Telo de Morais: Localiza e identifica!” tem como público-alvo crianças dos 3 aos 12 anos e acontece de terça a quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Já a oficina “Regresso ao Passado”, que terá lugar na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, propõe aos participantes uma viagem que percorre mil anos de história, a qual vai permitir descobrir mais sobre a cidade medieval de Coimbra. É um passeio no tempo e na história da cidade, que está disponível para crianças dos 6 aos 12 anos, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.
O mais recente núcleo museológico do Museu Municipal – o Edifício da Inquisição – localizado no Pátio da Inquisição, acolhe a oficina “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que pretende desconstruir estas três palavras incitando os mais novos a investigar sobre a sua origem, apoiados na visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra” ali instalada. Esta oficina é dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos e pode ser frequentada de terça a quinta-feira, das 14h00 às 16h00.
Os interessados em participar em qualquer uma das oficinas propostas deverão proceder a uma inscrição prévia, gratuita, através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ou do telefone (239840754).
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,