A maior árvore de natal de croché e tricô, da região Centro, está em Góis
Góis apresenta mais um bom motivo para uma visita neste Natal. Para além da típica programação cultural e decoração natalícia no centro histórico da vila de Góis, a autarquia, em outubro passado, deu início a um projeto colaborativo, intitulado "Árvore de Natal Comunitária - Quadrados Solidários", no qual convidava toda a população a participar, incluindo as cinco instituições particulares de solidariedade social do concelho.
A participação deveria surgir sob o formato da realização de quadrados de lã, tendo o verde como cor fundamental, podendo ser executados através de qualquer técnica, incluindo o croché e o tricô. A convocatória ultrapassou todas as expetativas e, em dois meses, foram angariados 1317 quadrados, contando com a colaboração de 228 voluntários, adicionando, através da dinamização de atividades complementares, mais de 200 artigos decorativos, entre estrelas, bolas e outros acessórios.
Para além da construção da árvore de Natal, o material angariado permitiu cumulativamente decorar, com quadrados solidários, outros elementos como um presépio, molduras, bancos de jardim, corrimãos, embelezando assim o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (antigo Largo do Pombal) e a Rua do Celeiro.
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade, numa perspetiva de estratégia em prol do envelhecimento ativo e de inclusão social, fazendo jus à expressão “todos são válidos”, uma vez que a redução da capacidade funcional não deve definir o envelhecimento, nem justificar a exclusão das pessoas, mais velhas ou com deficiência, da vida social.
Os resultados estão assim à vista de todos!
Visite o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira em família ou amigos, até 06 de janeiro de 2025, e faça de Góis o seu destino de eleição destas mini férias de natal.
#VisitGóis
Não faltam bons motivos,
em qualquer altura do ano!
Este espetáculo é uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.