Todos São Palco chega ao fim com grande produção da maior companhia teatral brasileira e elenco de luxo | Esperando Godot, de Samuel Beckett
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco – Mostra de Teatro Brasileiro do Teatrão. “Esperando Godot” é uma produção da companhia mais emblemática do Brasil – e a companhia há mais tempo em funcionamento contínuo em todo o país – a partir da obra-prima homónima de Samuel Beckett (Nobel da Literatura de 1969 e um dos dramaturgos mais importantes do séc. XX). Nas mãos do encenador José Celso Martinez Corrêa – um dos principais nomes do teatro brasileiro dos últimos 60 anos –, o texto transformou-se numa obra urgente e atual, com a incorporação de temas e personagens que contracenam com a vida no mundo atual.
Para esta produção, José Celso juntou um elenco de luxo. Estragão (Marcelo Drummond) e Vladimir (Alexandre Borges) são dois palhaços vagabundos que se encontram no fim do mundo, na encruzilhada entre a paralisia e a tomada de ação. Enquanto esperam por Godot – embora não saibam quem ou o que é –, a dupla encontra-se com personagens que passam pela estrada: Pozzo – O Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo – A Fera (Roderick Himeros) e O Mensageiro (Tony Reis), que traz notícias inquietantes que podem determinar a perpetuação da inércia ou a libertação total do marasmo numa reviravolta absurda. Mas afinal, até quando esperar Godot?
“Esperando Godot” estreou no Sesc Pompéia em março de 2022, data em que se comemoravam os 85 anos de José Celso. Depois de 13 apresentações, o espetáculo foi levado para o Teatro Oficina, onde ficou em cena com enorme sucesso: nesta temporada em São Paulo, mais de 20 mil espectadores assistiram à montagem.
Fundada em 1958, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona traz para o seu trabalho teatral a música, as artes plásticas, o vídeo, o cinema, a arquitetura, o urbanismo, a dança ou a poesia, em processos de cocriação entre artistas. Com um edifício emblemático, desenhado por Lina Bo Bard e Edson Elito, o Oficina já recebeu inúmeros prémios e foi considerado o teatro mais bonito e intenso do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Ao longo de quase sessenta anos de vida, já mais de 2000 artistas trabalharam na companhia. Dirigido por José Celso Martinez Corrêa nas muitas décadas desta existência até ao seu trágico desaparecimento em julho de 2023, o Oficina consolidou-se como um lugar de produção de arte e conhecimento.
Depois do espetáculo, o encerramento da Todos São Palco vai fazer-se em festa na Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro. Até às 3h, o DJ Profondo Giallo (Pedro Nora, RUC) traz-nos a sua seleção musical de bandas sonoras – reais ou possíveis – de filmes de terror italianos dos anos 60 a 80, em jeito de celebração simultânea do final da bienal de teatro e da Noite de Halloween em que esta toma lugar.
Desde o início de setembro, a Todos São Palco tem passado por Coimbra, Aveiro, Matosinhos, Loulé, Águeda, Lousã, Ourém, Santarém e Marinha Grande, com um total de cinco espetáculos e inúmeras atividades complementares. Todos São Palco é uma realização do Teatrão com curadoria de Jorge Louraço Figueira e em coprodução com o Teatro Aveirense, o TAGV, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o Cineteatro Louletano, o Convento São Francisco, o Centro de Artes de Águeda, o Cineteatro da Lousã, o Teatro Municipal de Ourém, o Teatro Sá da Bandeira, A Escola da Noite, a Casa da Cultura Teatro Stephens e o Teatro-cine de Torres Vedras.
Os bilhetes para “Esperando Godot” têm um valor entre 11€ e 15€ e estão disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco ou na BOL, através de bit.ly/3Xi8JjN
Neste espetáculo, é possível utilizar o Cartão Amigo CSF, que proporciona um desconto de 40% sobre o preço do bilhete.
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.