A Casa Torta - Loja Vintage e de Roupa em Segunda Mão em Coimbra!

Nos últimos anos, comprar roupa em segunda mão e apostar em peças vintage é uma tendência cada vez mais evidente, relacionada não só com a consciência económica mas também com a consciência ambiental e sustentável do consumidor. Assim, não é de admirar que "A Casa Torta", o número 403 da Rua General Humberto Delgado, seja um "caso de sucesso", em Coimbra, há quase doze anos. Por trás desta ampla e versátil loja de roupa em segunda mão e vintage, encontrámos a simpática e bem disposta Isabel que nos contou como surgiu a ideia de abrir uma loja de roupa em segunda mão. 

Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes". Estudos concluídos, fez uma bonita carreira com cerca de 20 anos na área da informática. Há cerca de treze anos atrás, a filha, entusiasta pelo universo vintage, desafiou-a a irem à “FleaMarket”, uma conhecida feira vintage mensal que ocorre no Porto, sempre em lugares diferentes, onde acabavam por "comprar mais do que vender". Foi a partir daí que Isabel, que procurava sempre mais alguma coisa, começou a formar a ideia de abrir uma Loja de Roupa Vintage e em Segunda Mão. E quando a oportunidade surgiu, não hesitou: a proprietária da loja colaborativa, já em Coimbra e já na zona da Solum, onde Isabel vendia algumas peças de bijuteria artesanais da sua autoria, convidou-a a vender, também ali, algumas roupas em segunda mão. E assim foi. Isabel ficou com a loja e pouco tempo mais tarde surgiu a oportunidade de passar para a loja atual, maior e melhor localizada, na Rua General Humberto Delgado, onde tem consolidado a história da "A Casa Torta", nome que homenageia a paixão de Isabel e da filha pela célebre autora Agatha Christie.


Há 12 anos atrás, as Lojas Vintage e de Roupa em Segunda Mão não eram comuns. Isabel recorda esses tempos como tempos complicados pois as pessoas preocupavam-se, "e se a minha amiga me vê com a roupa dela?". A crise económica que se vivia na época acabou por dar um impulso à loja mas foi, sem dúvida, o cuidado que Isabel teve em selecionar sempre peças de qualidade e o consequente "passa a palavra" entre os Clientes que tornaram esta loja uma loja de sucesso. E, com o passar dos anos, surgiu também a preocupação de se viver de uma forma mais sustentável, a par da tendência de moda que se tornou usar roupa vintage.

Na "A Casa Torta" encontramos roupa para Senhora, para Homem, acessórios (bijuteria, malas, porta moedas, lenços, cintos, óculos de sol, relógios) e pequenas peças de decoração que decoram a loja mas que estão disponíveis para venda como, por exemplo, candeeiros de mesa. Todos os artigos são deixados à consignação. Entre os artigos de Senhora, encontramos as mais variadas marcas e preços: há peças de marcas mais acessíveis mas encontramos, também, várias peças de marcas de referência e/ou "de luxo" como a Burberry, Elizabetta Franchi, Prada, Guess, Pinko, Versace, entre outras. Os acessórios são uma perdição, sobretudo os brincos e os anéis, sejam eles mais "modernos" ou mais "antigos", os cintos e as carteiras (muitas em pele), para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais. A propósito da chegada do Outono, nesta época a loja oferece sempre uma grande variedade de agasalhos: sobretudos, parkas, gabardines e malhas quentes. O vestuário masculino, de uma forma geral, destaca-se muito pela boa qualidade. 

Se ainda não é adepto/a de compras em segunda mão e vintage é porque ainda não deu uma oportunidade à "A Casa Torta", que se distingue pelo bom gosto e pelo cuidado na seleção das peças que chegam à loja. Boas compras! 

Horário: segunda, das 14:00 às 20:00; de terça a sexta, das 11:00 às 20:00; sábado, das 11:00 às 18:00. 

Instagram: @acasatorta

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário