A Casa Torta - Loja Vintage e de Roupa em Segunda Mão em Coimbra!
Nos últimos anos, comprar roupa em segunda mão e apostar em peças vintage é uma tendência cada vez mais evidente, relacionada não só com a consciência económica mas também com a consciência ambiental e sustentável do consumidor. Assim, não é de admirar que "A Casa Torta", o número 403 da Rua General Humberto Delgado, seja um "caso de sucesso", em Coimbra, há quase doze anos. Por trás desta ampla e versátil loja de roupa em segunda mão e vintage, encontrámos a simpática e bem disposta Isabel que nos contou como surgiu a ideia de abrir uma loja de roupa em segunda mão.
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes". Estudos concluídos, fez uma bonita carreira com cerca de 20 anos na área da informática. Há cerca de treze anos atrás, a filha, entusiasta pelo universo vintage, desafiou-a a irem à “FleaMarket”, uma conhecida feira vintage mensal que ocorre no Porto, sempre em lugares diferentes, onde acabavam por "comprar mais do que vender". Foi a partir daí que Isabel, que procurava sempre mais alguma coisa, começou a formar a ideia de abrir uma Loja de Roupa Vintage e em Segunda Mão. E quando a oportunidade surgiu, não hesitou: a proprietária da loja colaborativa, já em Coimbra e já na zona da Solum, onde Isabel vendia algumas peças de bijuteria artesanais da sua autoria, convidou-a a vender, também ali, algumas roupas em segunda mão. E assim foi. Isabel ficou com a loja e pouco tempo mais tarde surgiu a oportunidade de passar para a loja atual, maior e melhor localizada, na Rua General Humberto Delgado, onde tem consolidado a história da "A Casa Torta", nome que homenageia a paixão de Isabel e da filha pela célebre autora Agatha Christie.
Há 12 anos atrás, as Lojas Vintage e de Roupa em Segunda Mão não eram comuns. Isabel recorda esses tempos como tempos complicados pois as pessoas preocupavam-se, "e se a minha amiga me vê com a roupa dela?". A crise económica que se vivia na época acabou por dar um impulso à loja mas foi, sem dúvida, o cuidado que Isabel teve em selecionar sempre peças de qualidade e o consequente "passa a palavra" entre os Clientes que tornaram esta loja uma loja de sucesso. E, com o passar dos anos, surgiu também a preocupação de se viver de uma forma mais sustentável, a par da tendência de moda que se tornou usar roupa vintage.
Na "A Casa Torta" encontramos roupa para Senhora, para Homem, acessórios (bijuteria, malas, porta moedas, lenços, cintos, óculos de sol, relógios) e pequenas peças de decoração que decoram a loja mas que estão disponíveis para venda como, por exemplo, candeeiros de mesa. Todos os artigos são deixados à consignação. Entre os artigos de Senhora, encontramos as mais variadas marcas e preços: há peças de marcas mais acessíveis mas encontramos, também, várias peças de marcas de referência e/ou "de luxo" como a Burberry, Elizabetta Franchi, Prada, Guess, Pinko, Versace, entre outras. Os acessórios são uma perdição, sobretudo os brincos e os anéis, sejam eles mais "modernos" ou mais "antigos", os cintos e as carteiras (muitas em pele), para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais. A propósito da chegada do Outono, nesta época a loja oferece sempre uma grande variedade de agasalhos: sobretudos, parkas, gabardines e malhas quentes. O vestuário masculino, de uma forma geral, destaca-se muito pela boa qualidade.
Se ainda não é adepto/a de compras em segunda mão e vintage é porque ainda não deu uma oportunidade à "A Casa Torta", que se distingue pelo bom gosto e pelo cuidado na seleção das peças que chegam à loja. Boas compras!
Horário: segunda, das 14:00 às 20:00; de terça a sexta, das 11:00 às 20:00; sábado, das 11:00 às 18:00.
Instagram: @acasatorta
NUVIDEIA
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade,
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco –
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes".
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro,
Com quase 14 mil seguidores no instagram, a página Viva Coimbra apresenta-nos a "cidade dos estudantes" pelos olhos da publicitária Liana Barros Daiha.
A “Montra das Artes & Ofícios” volta à Baixa de Coimbra, no próximo domingo, dia 15 de setembro, das 9h00 às 19h00.
A Praça do Comércio volta a acolher mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, dia 14 de setembro.
De 13 a 15 de setembro, o Verde O'Parque, em Coimbra, será o palco natural de uma festa cervejeira inesquecível.
Está quase aí a 7ª edição do festival que a CM de Coimbra organiza para celebrar o Fado e a Canção de Coimbra, com o objetivo de (...)
Para assinalar este marco significativo, está programado um conjunto de atividades dedicadas a toda a comunidade e visitantes.
No espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, que Olga Roriz vai levar ao palco (...)
Ao longo de 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade de Coimbra acolhem 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova recebe o festival Les Siestes Coimbra nos dias 13, 14 & 15 de setembro.
Nascida e criada na aldeia de Maçãs de Dona Maria, foi aos 24 anos que a Dona Celeste saiu do lugar que a viu crescer pela primeira vez.
Destaque para a exposição "abrilvermelho" no Centro de Artes Visuais e para a exposição do MDM na Escola Jaime Cortesão, terminando com folclore em Cernache.
Chegámos à loja mais antiga da Rua Ferreira Borges e, com certeza, a uma das mais antigas da Baixa de Coimbra: a Chapelaria e Camisaria Salgueiro's.
Há 63 anos na Baixa de Coimbra, onde começou como marçano no Café Nicola, e há 60 como Ourives, o Sr. Cruz é uma das figuras incontornáveis da nossa Baixa.
"Sou um Homem feliz", afirma convicto o Sr. Marques, 85 anos, proprietário da Casa dos Enxovais da Baixa de Coimbra.
Enquanto aguardávamos para conversar com a D. Maria da Luz, atual proprietária de um dos cabeleireiros mais antigos da cidade, ela terminava um corte de cabelo à D. Odete de 89 anos.
Tú Taquería Wey, Ma, Italianino, Restaurante O Nacional, a Cervejaria & Marisqueira Napolitano, o Zé Manel dos Ossos e muito mais.
Com quase 100 anos de história, a Casa Confiança é, muito provavelmente, a loja mais antiga da Baixa de Coimbra.
Em 2023, a crise da habitação chegou a um ponto de rutura. Os preços das casas subiram em flecha na Europa.
O Convento São Francisco (CSF) vai receber, no dia 26 de novembro, às 17h00, no Grande Auditório, a tour “Rui Massena – Ensemble”.
A Baixa de Coimbra, o Parque Verde, o Mercado Municipal D. Pedro V são os principais eixos, além de vários outros espaços municipais.
Concerto com o maestro Rui Massena, a atuação dos The Black Mamba, de Diogo Piçarra, dos pianistas Filipe Gouveia Melo & Filipe Raposo (…)
A operação militar a decorrer na Ucrânia, o problema da inflação em grande parte dos Estados-Membros da União Europeia, o (…)
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.