Começa Abril, começa o grande mês das Comemorações Populares!
Começamos com várias exposições na Faculdade de Letras, cenário para 5 palestras de relevância incontornável. Destaque para a exposição "abrilvermelho" no Centro de Artes Visuais e para a exposição do MDM na Escola Jaime Cortesão, terminando com folclore em Cernache.
Na segunda semana continuam as palestras nas Letras, há tertúlia sobre música de intervenção no Conservatório de Música e outra palestra sobre o pós 25 de Abril. Além da inauguração da exposição da URAP no Coimbrashopping, destaque para a reposição de "Zanni! Mort'I Fame" e para o concerto pela banda da APPACDM. A não perder será ainda "Liberdade - a arte está na rua", todo um dia de artes de rua na baixa de Coimbra!
Na terceira semana inaugura-se a exposição sobre o 17 de Abril na Real República dos Fantasmas, onde teremos cinema sobre “Futebol de Causas”! Na música, concertos dedicados a Lopes Graça e a Zeca Afonso e, no âmbito das tertúlias, uma sobre refugiados e outra sobre o PREC! Espaço ainda para "Projecto 8868" pelo CITAC e arte de rua pela Vozes do Mundo e outros colectivos.
Na véspera do cinquentenário a baixa será surpreendida pela distribuição de cravos, terminando com a grande festa do Ateneu, a "Noite do Derrube do Fascismo"!
Dia 25 começa às 10h00 com a inauguração do "Canteiro da Liberdade" em Brasfemes e ainda com uma visita guiada aos locais emblemáticos do 25 de Abril em Coimbra, pela mão da Rebobinar e do Centro de Documentação 25 de Abril.
Às 15h00, na Praça da República, terá início a grande Manifestação Popular, momento fulcral das Comemorações! Numa afirmação de unidade e luta, as 130 organizações participantes chamam a população a aderir com as suas reivindicações!
Terminando no Pátio da Inquisição com concertos até às 18h00, segue-se às 18h30 concerto pelo Coro das Mulheres da Fábrica na Liga dos Combatentes.
A terminar o mês, a viagem a Peniche para a inauguração do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade! E ainda a inauguração da exposição fotográfica sobre a Guerra Colonial organizada pela ADFA na Liga dos Combatentes, após ter passado já por diversas escolas do Concelho!
A Comissão Organizadora das Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra
Depois de algumas temporadas dedicadas ao ofício de ator, Salvador Martinha regressa ao Stand-up puro, e sem merdas,