Teatro da Cerca de São Bernardo: Bonecos de Santo Aleixo em Coimbra
A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, pela segunda vez na sua história, os Bonecos de Santo Aleixo. Os pequenos e inconfundíveis títeres de varão, que o Centro Dramático de Évora em boa hora soube proteger e tem divulgado por todo o mundo, voltam a montar o seu retábulo no palco do TCSB para um conjunto de três sessões, entre 11 e 13 de Dezembro.
Numa semana cheia de propostas, o TCSB oferece ainda uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral e, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição “Reclus@ 008” e o seminário online “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”.
Tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros. Propriedade do Centro Dramático de Évora desde os anos 80 do século XX, altura em que a companhia de Évora os adquiriu ao mestre António Talhinhas, os Bonecos são manipulados por “uma família” de actores profissionais, que assim garante a permanência do espectáculo e assegura a continuidade desta expressão artística.
Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo participaram em largas dezenas de festivais internacionais em Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México, Itália e França.
Nesta sua nova passagem por Coimbra, os Bonecos podem ser vistos de 11 a 13 de Dezembro – sexta e sábado às 19h00 e no domingo às 16h00. Tendo em conta as restrições impostas pelas medidas de combate à propagação da Covid-19, a lotação da sala está limitada. Aconselha-se vivamente, por isso, a reserva a ou a compra antecipada dos bilhetes, pelos contactos habituais do Teatro ou através da Ticketline.
Ainda esta semana, a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa que A Escola da Noite desenvolve em parceria com o TAGV desde 2015. A 10 de Dezembro, quinta-feira, pelas 18h30, a actriz Sofia Lobo dirige a leitura da peça “No Natal a gente vem te buscar”, do dramaturgo brasileiro Naum Alves de Souza (1942-2016). A sessão tem lugar na Sala Brincante da Cena Lusófona (no Pátio da Inquisição) e tem entrada gratuita, até ao limite da lotação da sala.
Também no dia 10, o Projecto Trampolim E7G e o Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil inauguram no foyer do Teatro a exposição “Reclus@ 008” (com fotografias da autoria de crianças e jovens com pais reclusos) e organizam o seminário “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”. Ambas as iniciativas ocorrem no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos. O seminário, ao qual é possível assistir online, conta, entre outras, com as intervenções de Peter Smith (investigador da Universidade de Oxford), Paulo Guerra (Juiz Desembargador), Ricardo Loureiro (Observatório Europeu das Prisões), Inês Coutinho (Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Coimbra), Emília Bigotte (Presidente do CASPAE) e Francisco Queirós (Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da habitação). A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até dia 19 de Dezembro, dentro dos horários habituais do TCSB.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,