Companhia de Teatro de Almada apresenta "Se Isto é Um homem" no Teatrão

Foto: Rui Carlos Mateus

Foto: Rui Carlos Mateus

O Teatrão prepara o acolhimento da Companhia de Teatro de Almada, com uma adaptação de SE ISTO É UM HOMEM, de Primo Levi, um testemunho perturbante sobre o Holocausto, SE ISTO É UM HOMEM é uma obra-prima que ensaia uma análise fundamental sobre o mecanismo do campo de concentração, sobre a humilhação do homem pelo homem, visando o extermínio.

Primo Levi (1919-1987) escreveu este pedaço literário e documental à saída do inferno concentracionário de Auschwitz – uma narrativa de grande contenção, organizada em pequenos capítulos que são como estilhaços da memória. Após ter sido recusado para publicação, conhecendo em 1947 uma edição de autor de circulação restrita e recebida com indiferença, o texto teria de esperar por 1958 para ser editado com a dignidade que merece, e, desde então, tem sido traduzido e publicado em todo o Mundo.

Numa altura em que o discurso de extrema-direita volta a ganhar espaço na Europa, importa levar à cena este texto de um sobrevivente do genocídio dos judeus no século XX, cumprindo um dos seus desígnios: que não se apagasse jamais a memória de um dos períodos mais negros da História da Humanidade.

Antes disso, rumam a Almada para duas sessões, já esgotadas, de A GRANDE EMISSÃO DO MUNDO PORTUGUÊS no Teatro Municipal Joaquim Benite, dias 11 e 12 de dezembro, às 21h.

COIMBRAEXPLOREComentário