Faça a sua própria tábua de queijos no nº 92 da Rua Direita na baixa de Coimbra!
Caro leitor, trazemos novidades daquelas que são mesmo boas de partilhar e, claro, de saborear. Vamos começar com uma pergunta: é apreciador/a de queijo?
Se respondeu sim à nossa questão, instale-se confortavelmente porque este texto é para si.
Não é novidade para ninguém que a oferta gastronómica de Coimbra está cada vez melhor e mais diversificada. Para corroborar isso mesmo, abriu recentemente no número 92 da Rua Direita, em pleno coração da Baixa de Coimbra, o Queijo – Cheese Restaurant.
Resultado de um projeto familiar do Filipe e da Rute, um jovem casal, que tinha a ambição de abrir um restaurante com um conceito, um atendimento e um produto diferente. Mas já lá vamos. Primeiro dizer-vos que o Filipe trabalhou muitos anos na área da hotelaria, por isso, sabia bem o que queria e não queria fazer. A Rute, formada em jornalismo, precisava de uma mudança na sua vida e decidiu embarcar nesta aventura. Entretanto a família cresceu e pensaram: ”é agora ou nunca”. Decidiram que era agora e ainda bem que o fizeram.
Com família francesa, sempre que estão juntos nas férias, Filipe e Rute, ficam encantados com as generosas tábuas de queijos que os seus familiares comem antes da refeição. Em Portugal, também temos o hábito de comer um queijinho antes do almoço ou do jantar mas o que os impressiona é a quantidade e a diversidade de queijos. Talvez tenha sido por isto que decidiram que o queijo seria o elemento principal do restaurante que sonhavam. Filipe não sabe ao certo em que momento essa decisão foi tomada. Na verdade, tudo se foi alinhando para o queijo assumir figura de destaque no projeto deste casal empreendedor.
Mas vamos lá falar deste Queijo com mais pormenor. O espaço é pequeno, como sempre pretenderam, mas bonito, elegante e acolhedor, todo planeado e decorado por Rute. Filipe e o Chef Gonçalo, recém-chegado a Coimbra depois de 10 anos a trabalhar em Lisboa, são os anfitriões perfeitos. Neles é visível o entusiasmo e a paixão por este projeto. Propõem duas experiências gastronómicas distintas: o menu de degustação e o menu fondue. Se optar pelo menu degustação pode escolher entre um menu com dois, cinco ou sete momentos. Há sempre um prato de peixe e um de carne que variam semanalmente. Todas as segundas-feiras vai encontrar nas redes sociais do Queijo os pratos que vão fazer parte dos menus dessa semana. O que não varia é o amuse bouche e o couvert. Ou seja, em todas as suas visitas a este restaurante vai ter à sua espera uns deliciosos pães de queijo nisa com chouriço e uma irresistível compota de tomate caseiro e uns Torcinhos com Manchego. Se pelo contrário o leitor for dos que não resiste a um bom fondue de queijo pode escolher entre o queijo pecorino tartufo ou o gruyère. O fondue vem sempre acompanhado de broa, batata, enchidos e cornichons.
Acreditamos que já lhe abrimos o apetite e ainda nem lhe falámos das sobremesas. Para já só há duas sobremesas disponíveis na carta: bolo de chocolate com queijo roquefort, uma verdadeira provocação que fica melhor a cada dentada e uma mais consensual cookie cake com mascarpone.
Se chegou até aqui acreditamos que se esteja a perguntar: então e não há uma tábua de queijos? Há e pode ser o leitor a fazer a sua própria tábua. O difícil vai ser escolher os eleitos na vasta e cuidadosa seleção que o Chef Gonçalo e o Filipe fazem. Por lá vai encontrar, parmesão com 30 meses de cura, queijo chévre com 1kg, pecorino tartufo, blue stilton e muitos outros. E já sabemos que não há queijo sem vinho. E, também aqui, a aposta é em referências de qualidade mas que marquem pela diferença.
Uma novidade que já podemos adiantar é que, em breve, o Queijo vai abrir aos sábados ao almoço com Brunch. Um momento perfeito para ir, sem pressas, com a família. Por aqui estamos curiosos para ver o queijo como elemento principal de um brunch.
Se gosta muito de queijo, este restaurante é imperdível. Se gosta queijo só mais ou menos, vá e dê uma oportunidade para lhe conquistarem o paladar.
O Queijo Cheese Restaurant abre de terça a sexta das 19h às 22h, sábado das 12h às 14h e das 19h às 22h. Encerra ao domingo e segunda-feira.
NUVIDEIA
Fomos falar com Carlos Tomás, um artesão que reclama para si o título de último pintor de louça “ratinha”, para muitos a verdadeira louça de Coimbra.