Geoscope de Fajão afirma Aldeias do Xisto como destino raro no mundo para observar céu escuro
Com inauguração marcada para dia 27 de junho, o Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, na Pampilhosa da Serra, afirma as Aldeias do Xisto como um destino raro no mundo para observar o céu escuro. A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O projeto, composto por um ponto de observação e um quiosque pedagógico, terá ainda associado um calendário de animação com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas.
O ponto de observação, localizado no alto da aldeia, é uma “dome” semi-esférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Inspira-se numa ideia original de Buckminster Fuller, reinterpretada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite. Perfeitamente integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, destaca-se suavemente como um marco na natureza envolvente. É um fator de atração turística e um local privilegiado para evidenciar a relação entre o céu e a terra. Inicia-se, assim, um novo capítulo no território das Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, um novo impulso centrado no usufruto e proteção do céu escuro.
O Geoscope é um projeto multidisciplinar, um ponto de convergência que une turismo, ciência, pedagogia e desenvolvimento territorial. Promove a imersão na jornada do conhecimento e desafia-nos a refletir sobre o nosso lugar no cosmos e no planeta. Dar ênfase ao turismo astronómico, integrar a comunidade pedagógica e científica, preservar o céu noturno, a natureza e o lugar, além de situar o ser humano numa perspetiva ecológica e sustentável são os principais propósitos deste projeto.
A estrutura é constituída por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial, e um Quiosque, um espaço de receção e acolhimento, localizado no centro da aldeia, que integra conteúdos teóricos e práticos, com os seus modelos e realidade virtual. O projeto conta ainda com a orientação científica do astrónomo José Matos.
“O sonho permite-nos ousar e transformar aparentes debilidades em recursos. A escuridão, resultante da inexistência de grandes aglomerados urbanos, tantas vezes associada a limitações, assume-se agora como bússola para um novo posicionamento estratégico deste território”. É deste modo que o presidente da ADXTUR sintetiza o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight e que, agora, se materializa no Geoscope de Fajão. “Este é um projeto que fortalece ligações estratégicas, gera oportunidades económicas e sociais, desenvolve produtos turísticos exclusivos, salvaguarda o património e promove a qualidade de vida das populações”, explica Paulo Fernandes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, o Geoscope de Fajão é mais “um passo em frente” no caminho que o Município tem vindo a percorrer no reconhecimento da excelência do céu noturno como um ativo de desenvolvimento estratégico. Jorge Custódio sublinha que “as características únicas e a localização privilegiada da Aldeia do Xisto de Fajão, fazem dela um ponto de observação de excelência, onde se pode assistir a um espetáculo incrível ao longo de todo o ano”. Com a aposta no céu estrelado, o Município procura assim “posicionar-se como um destino para todos quantos se interessam pelo cosmos e pela relação entre a terra e o céu, sejam amadores ou profissionais”.
Aldeias do Xisto – À Luz das Estrelas
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto: a imersão e o contacto com a natureza, desta feita sob a abóbada celeste, e com as comunidades locais. O projeto foca-se no usufruto do céu escuro, de estímulo à captação de novos fluxos turísticos e desenvolvimento de novos produtos, de sensibilização para a proteção da paisagem e do céu escuro e de redução da poluição luminosa.
As excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos valeram às Aldeias do Xisto a Certificação Destino Turístico Starlight, atribuída pela Fundação Starlight em 2019 e já renovada em 2024.
O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, desenvolvida em parceria com 20 Municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, da Região de Leiria, da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela, o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,