Teatrão repõe “Richard’s” depois de temporada praticamente esgotada em abril
“Richard’s” está de regresso à Oficina Municipal do Teatro. Depois de uma temporada de sucesso em abril, o Teatrão volta a chamar a palco as quatro investigadoras do processo que condenou como culpado o mais famoso vilão da história do teatro – Ricardo III, de William Shakespeare. Na segunda volta, repensa-se a atualidade e abrem-se “as portas do palácio real” para um novo diálogo com o público. A produção que continua a ser acompanhada pela música ao vivo de Victor Torpedo terá a sua reestreia esta quarta-feira e estará em cena até 6 de outubro.
“Agora, que o mundo está ainda pior do que em abril, que a Amazónia e a Sibéria arderam, que o Brexit está à porta, a Espanha à espera de governo, a Itália safou-se por pouco, a Alemanha em recessão, os refugiados no meio do mar, perguntamos o que inspira de facto as pessoas e até que ponto as suas ações serão ou não fruto de manipulação.”, diz o texto que relança o espetáculo que assinalou os 25 anos da companhia de Coimbra, celebrados em março deste ano. É pois num clima político e atmosférico que não dá provas de resfriar que o Teatrão repõe “Richard’s”, trazendo para debaixo dos holofotes as provas, depoimentos e testemunhos recolhidos pelas quatro investigadoras do Ministério Público que encheram a casa na primeira temporada.
A banda sonora do espetáculo permanece ao cargo Victor Torpedo, director musical desta produção. Ao longo das duas horas de “Richard’s” será possível ouvir uma série de composições originais tocadas ao vivo pelo co-curador dos concertos da Tabacaria do Teatrão e pelos restantes elementos da banda – membros de bandas emergentes como é o caso dos Fugly ou dos Wakadelics.
Aos domingos o convite é para o público se demorar pela Oficina Municipal do Teatro, depois dos espetáculos, e participar na conversa com a equipa e elenco. Vale a pena mencionar a última conversa da temporada, dia 6 de outubro, que contará com a presença de Madalena Duarte, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A conversa intitulada “Mulheres no Poder” assinala a comemoração dos 25 anos do gabinete da APAV em Coimbra.
“Richard’s” é um espetáculo encenado por Marco Antonio Rodrigues, amigo de longa data do Teatrão e encenador de inúmeras produções entre Portugal e o Brasil. A previsão para esta reposição é de mais casas cheias, pelo que se aconselha a reserva ou compra antecipada dos bilhetes na bilheteira da Oficina Municipal do Teatro ou através dos contactos do Teatrão.
Richard’s
De 18 de setembro a 6 de outubro (interrompe dia 3 de outubro)
Qua a sáb às 21h30
Dom às 17h, com conversa pós-espetáculo
4 a 10€
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.