João Só, Bárbara Tinoco, André Sardet, Os Quatro e Meia, The Divine Comedy, Nouvelle Vague e muito mais na nova temporada do TAGV
O Teatro Académico de Gil Vicente apresentou ontem os destaques para a nova temporada que termina em dezembro. Empenhado na diversificação e consolidação dos seus públicos, destaque para o Festival Internacional de Blues de Coimbra, o Clube de Leitura Teatral, as míticas sessões de Cinema à Segunda e os múltiplos ciclos e festivais de cinema.
Perante a correria dos nossos tempos e consequente abundância de programação, o TAGV assume um caminho diferenciado. “Neste contexto, confrontados com o ruído e com a saturação da atenção, o TAGV assume caminhos e opções, propondo ao público e a cada espetador individualmente experiências diversificadas, no espaço e no tempo justos. O caminho que prosseguimos passará assim pelo contacto com o vivo das artes performativas, com a arte das imagens e das palavras, com a prática crescente da reflexão e do debate.” (Fernando Matos de Oliveira – Diretor)
Na música, o Coimbraexplore destaca o concerto de João Só – Só 10 anos com Bárbara Tinoco e os convidados André Sardet e Os Quatro e Meia. Fica a promessa de que será uma festa em que João Só, com a sua banda e amigos promete animar o grande auditório do TAGV.
A 1 de novembro sobe a palco Selma Uamusse e A Jigsaw e no dia a seguir Samuel Úria e Mancines no contexto da 3ª edição do Festival Lux Interior. Ainda em novembro a digressão europeia dos The Divine Comedy passa pela sala dos estudantes, com a apresentação do mais recente trabalho “Office Politics”.
Por último, e no mês de dezembro destacamos ainda o concerto da banda francesa Nouvelle Vague. Em 2005, a banda dá o primeiro concerto em Portugal/Lisboa e os bilhetes esgotam. Desde essa data que a história repete-se nas salas portuguesas, com todos os concertos esgotados. É o caso de Coimbra e no TAGV.
Destaque para a exposição concebida pela fotógrafa Susana Paiva a partir de fotografias e outros documentos originais existentes em duas coleções do Centro de Documentação 25 de Abril. A exposição está integrada no Ciclo “Caminhos que Abril Abriu”, podendo ser visitada de 1 a 25 de outubro de 2019 na Sala Branca do teatro.
Poderá já consultar a programação quer no suporte físico distribuído pelos principais pontos da cidade ou online.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.