Convento São Francisco. Eis a programação para o último mês do ano
Ciclo _desConcertos_, lançamento do novo disco de João Farinha, concerto para bebés, exposição a palavra de Nuno Nunes-Ferreira e muito mais durante este mês no Convento São Francisco em Coimbra.
Já podem consultar a programação do Convento São Francisco para o mês de dezembro. Apesar de ter adiado alguns dos projetos já programados e de ter efetuado alguns ajustes nos horários o Convento São Francisco/Município de Coimbra disse mais uma vez sim à Cultura e apresenta para aquele que é o último mês de um ano totalmente atípico, uma programação recheada e praticamente diária.
Desde setembro, com o arranque da nova temporada de programação que o Convento São Francisco tem vindo a cumprir todas aquelas que são as normas e orientações das autoridades de saúde e ao mesmo tempo a apoiar a retoma da economia local e do meio artístico, um dos principais afetados pelas normas de contenção de propagação da covid-19.
Começamos por dar destaque ao concerto de apresentação do novo disco de João Farinha no dia 4 de dezembro. Solto. Entre o sonho do que quer e sabe que pode alcançar, homem e artista, e o negrume de um tempo sem igual, sem chão, nem abraço. Assim nasce o segundo disco de originais e em nome próprio de João Farinha. Solto! Uma vez mais e sempre.
No dia 5 de dezembro há Ouvido Escondido. Ouvido escondido nasce do desafio lançado pelo Convento São Francisco/Município de Coimbra ao projeto Teatro2em1 (Adriana Campos da cidade de Coimbra e Sofia Neves da cidade de Leiria) em criar um espectáculo em torno de Beethoven, um dos compositores mais tocados e estudados, para a comemoração dos 250 anos do seu nascimento, que se celebra este ano.
Em Ouvido escondido, inspiram-se no legado de Ludwig Van Beethoven mas em vez de música, sons e composições, propõe a criação de uma gaveta infinita de espanto em nome de qualquer ouvido que se esconda em nós.
O espectáculo está agendado para os próximos dias 2 e 3 dezembro | 10h00 e 15h00 (escolas e instituições) e 5 dezembro | 15h00 e 17h00 (público em geral) na Galeria Pedro Olayo (filho) do Convento São Francisco. Os ingressos estão apenas disponíveis na Bilheteira do Convento, entre as 15h00 e as 20h00.
Foto | Carlos Gomes, DOIS
A 8 de dezembro, Manuel Faria Ensemble, com direção do Maestro Paulo Bernardino e participação do organista João Santos apresentam À Imaculada Conceição, Rainha de Portugal - evento musical transmitido em direto a partir da Igreja do Convento São Francisco em www.uc.pt/emdireto (18h30).
A Cena Jovem jazz.pt apresenta o quinteto "MIVRO I”, uma iniciativa de Pedro Jerónimo, jovem trompetista e compositor formado no Conservatório de Música de Coimbra e que, posteriormente rumou para o Porto, a fim de frequentar a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). o espetáculo irá decorrer no Foyer do Grande Auditório no dia 10 de dezembro.
Depois de estrear no Rivoli no Porto, chega agora a Coimbra “Estro /Watts – Poesia da Idade do Rock” . Trata-se de uma nova criação do Teatro Experimental do Porto com assinaturas de Gonçalo Amorim e de Paulo Furtado (The Legendary Tiger Man). A criação mistura teatro, música e muito mais, é um espetáculo onde se celebra a poesia do rock e de vários autores como Bob Dylan, Patti Smith, Elvis Presley, Johnny Rotten, Leonard Cohen ou David Byrne. O espetáculo está agendado para as 19h30 do dia 11 de dezembro.
No dia 13 de dezembro há concerto para bebés numa dupla sessão, às 10h00 e 11h30. Embora num formato diferente face às restrições da covid-19 o tema deste mês é dedicado ao Natal, a Um Natal Cubano.
A encerrar a programação deste ano temos PATAPATÚM da Companhia Elefante Elegante. PATAPATÚM é um espetáculo de teatro visual sem palavras destinado ao público infantil e familiar. A música, as máscaras e a fisicalidade dos personagens propiciam um universo cómico que viaja do realismo até à hipérbole da nossa vida quotidiana (Black Box: 18 dezembro | 15h00; 19 dezembro | 16h00).
Até ao dia 13 de dezembro poderá visitar ainda "a palavra” de Nuno Nunes-Ferreira no Welcome Center."A palavra” de Nuno Nunes-Ferreira é uma instalação de grande escala inserida no âmbito da programação do Ciclo "Somos Livres". Este projeto é constituído por jornais originais provenientes do arquivo do artista, impressos nos primeiros anos pós 25 de Abril de 1974, e que serão aqui apresentados de forma a conseguimos ler as possíveis palavras de um "peço a palavra” que não foi concedido.
Relembramos ainda o Café Curto: Showcases Musicais, o conjunto de showcases de músicos com forte ligação à cidade de Coimbra que tem decorrido no Café Concerto, todas as terças-feiras, entre as 19h e as 19h30. Está agendado para o dia 08 de dezembro – Eigreen e para o dia 15 de dezembro - Filipe Furtado.
Fotografia de capa: Luísa Sequeira
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.