Hortícolas Quinta dos Sargaçais: a empresa familiar que lhe leva frutas e legumes à porta de casa
Já conhecem a página de Facebook Hortícolas Quinta dos Sargaçais? Trata-se do rosto de uma pequena empresa familiar situada numa pequena aldeia do concelho de Condeixa-a-Nova, chamada Venda da Luísa, mesmo à entrada da cidade de Coimbra.
Estivemos à conversa com o representante da página, João Canais, que nos conta tudo sobre o projeto.
O ramo dos produtos hortícolas não é novidade na vida de Carlos, já que os seus avós paternos desde sempre venderam esta tipologia de produtos em mercados municipais como o de Condeixa-a-Nova e Montemor.
Aquando do falecimento do seu avô, a presença do pai no auxílio do negócio foi crucial para manter o negócio e respetivamente toda a vitalidade associada.
No ano passado a Covid-19 veio trazer mais um desafio, já que os clientes deixaram de frequentar o mercado. Não ficaram de braços cruzados e João sugere ao pai que começassem a entregar os produtos diretamente a casa dos consumidores, com todas as regras de segurança. É desta forma que surge a página de Facebook.
O projeto foi recebido com uma enorme aceitação, e, nos finais de março, em pleno confinamento o passa a palavra fez com que durante 6 dias por semana efetuassem entregas nos concelhos de Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra.
Naturalmente que com o desconfinamento as coisas acalmaram de forma significativa, embora tenhamos tido a capacidade de manter vários clientes fiéis, com ou sem confinamento. Agora, com este novo confinamento e com a ajuda de partilhas de clientes, as coisas voltaram a ser muito parecidas com o ocorrido à, praticamente, um ano atrás.
A pequena empresa familiar tem uma produção própria, aliada a vários parceiros estratégicos (no caso da fruta é mais representativo), que se caracterizam por, na sua maioria, serem pequenos produtores locais.
A lista de produtos é extensa, vai desde a couve, alface, cenoura, batata, cebola, agrião, espinafre, até aos cogumelos, azeitonas, fruta variada, entre outros produtos sendo revista de forma semanal para ir ao encontro das necessidades e vontades dos nossos clientes.
Atualmente entregam nos concelhos de Condeixa-a-Nova, Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure, ou ainda em Penela, de forma esporádica. A ideia para o futuro será expandir o serviço de entregas para outras zonas, naturalmente que de uma forma sustentada.
Para efetuar a sua encomenda basta solicitar a listagem de produtos, bem como de todas as condições, podendo entrar em contacto através do Instagram e Facebook ou através de uma chamada telefónica ( 968 493 562 ).
Esta é uma forma de ter o melhor dos produtos hortícolas de produção local em sua casa e apoiar ao mesmo tempo o pequenos negócio familiar.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,