O próximo fim de semana volta a encher de magia Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho
Os “Sítios Mágicos” tiveram início, no passado fim de semana, em simultâneo nos três municípios que integram o projeto, Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, com as primeiras aulas das Escolas de Magia, seguidas de visitas guiadas e espetáculos protagonizados por mágicos internacionais. O programa prossegue já este sábado e domingo, dias 1 e 2 de maio, com os mágicos Adrian Conde, Andrély e Dani Garcia.
A magia está de volta a Coimbra. O programa “Sítios Mágicos” arrancou no sábado passado, com os mágicos Cliff, Jonathan Barragan e Rafael Titonelly. O programa começou com as primeiras aulas, das primeiras turmas das Escolas de Magia, nas quais os “jovens mágicos” aprenderam alguns truques de magia, num ambiente descontraído e animado. Pouco depois das aulas, iniciaram os espetáculos de magia e as visitas guiadas aos locais que acolheram a iniciativa.
Em Coimbra, nos dias 24 e 25 de abril, os Sítios Mágicos decorreram no Convento São Francisco, com as aulas de magia, visita guiada ao grande auditório e um espetáculo, tendo como pano de fundo a cidade e a sua Universidade. Os espetáculos, abertos ao público mediante inscrição pela Ticketline e realizados de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais, estiveram lotados.
Para o próximo fim de semana, há mais. As primeiras turmas das Escolas de Magia continuam com as suas aulas, às 09h00 de sábado e domingo, e haverá novas visitas guiadas e novos espetáculos, a partir das 11h00, com os mágicos Adrian Conde, Andrély e Dani Garcia. Em Coimbra os espetáculos e visitas guiadas serão no Convento São Francisco, mas desta vez na antiga igreja; em Condeixa-a-Nova no PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó; e em Montemor-o-Velho o ponto de encontro é em Tentúgal, na Praça do Rossio.
Recorde-se que as Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos respetivos concelhos, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo as inscrições limitadas a 10 alunos por turma. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline e a inscrição para as Escolas de Magia através do e-mail sitiosmagicos@luisdematos.pt .
O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objetivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais.
Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da COVID-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.
Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação atualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,