Os Incêndios na Zona Mediterrânica e o Mecanismo Europeu de Proteção Civil - NAPEEC
De facto, a zona mediterrânica é conhecida pelo seu elevado risco de incêndios durante a época do verão, existindo planos de contingência e de intervenção que são colocados em prática sempre que necessário. Neste sentido, todos os anos Portugal depara-se com a ameaça dos incêndios, sendo que algumas das regiões dos país são mais afetadas do que outras. No entanto, esta situação não elimina a forma como isso afeta Portugal e os seus habitantes.
A vaga de temperaturas severas aliada à seca que afetou, durante o início do ano, vários países europeus, tais como Portugal, Espanha e Itália, tornou o ano de 2022 ainda mais devastador do que o ano anterior, com uma área ardida de 8,600 km² comparada com 5,500 km² em todo o território europeu. Em Portugal, pelo fim do mês de setembro, a área ardida correspondia a cerca de 110 mil hectares, sendo este valor mais do que o quádruplo da área ardida em 2021. Neste sentido, em diversos momentos os bombeiros portugueses encontraram dificuldades em combater e extinguir os incêndios, face à a seca extrema e ao vento. Por sua vez, a situação em Espanha não se mostrou melhor, tendo o ano de 2022 sido o pior ano ao nível de incêndios, com uma área ardida de quase 310 mil hectares, representando este país a maior área ardida de toda a Europa. Também em Itália a história não foi muito diferente, uma vez que desde 2006 não existiam tantos incêndios.
Para além disto, não foi só o território terrestre que foi afetado. Assim, diversas zonas do mar Mediterrâneo e dos respetivos ecossistemas marinhos, como peixes e corais, foram severamente lesados pelo calor gerado pelas chamas, que por sua vez fez com que aumentasse a temperatura das águas.
Assim, segundo um estudo realizado pelo Banco Mundial e pela Comissão Europeia, os danos infligidos pelos intensos incêndios florestais custaram cerca de 2 mil milhões de euros à União Europeia. Posto isto, e conscientes da fragilidade financeira do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, todos os Estados-membros concordaram em reforçar urgentemente os meios e serviços disponíveis ligados ao mesmo. Ademais, Portugal foi um dos países a pedir esse reforço, depois do mesmo mecanismo se ter mostrado ineficaz em diversas ocasiões, uma vez que não conseguiu responder a todos os pedidos de assistência dos países europeus afetados.
Em suma, esta situação veio demonstrar, mais uma vez, que a União Europeia e os respetivos Estados-membros não estão preparados para cenários inimagináveis como estes, sendo necessário que se desenvolva no imediato a criação de sistemas de respostas eficazes ao combate aos incêndios que todos os anos assolam o território europeu.
Maria Carvalho, NAPEEC
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
Já a pensar na época natalícia que se avizinha, a família Silva trará ao Alma desafios doces e deliciosos para os mais pequenos Chefs Pasteleiros!
O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebra a sua 30.ª edição(…)
A “Abundância e fome na prosa de Irene Lisboa” é tema que Isabel Drumond Braga vai levar para este “Sabores da Escrita”.
Dois anos depois da sua primeira edição, o ciclo Afro-Portugal está de regresso a Coimbra, com uma equipa alargada de curadoras/es,
Sérgio Godinho, Hélder Bruno, João Baião, “Esperando Godot”, Camané&Mário Laginha, “In The Mood For Christmas” pela Glenn Miller Orchestra (...)
No Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, são programados filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos(...)
O Festival Lux Interior é um projeto da editora Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar
Todos os destaques de concertos para 2025 em Coimbra. Vê tudo na agenda de concertos na Coimbraexplore
A cidade de Coimbra prepara-se para receber a Conferência People-Centered 2024, um evento pioneiro que irá reunir líderes,(...)
O estúdio THE FIRST WELLNESS & BOOTCAMP está a organizar um evento de Fitness que irá decorrer no dia 29 de Setembro de 2024,
A nova temporada do TCSB abre com um ciclo de dois cine-concertos ao ar livre, nas primeiras quintas-feiras de Setembro.
O ciclo de showcases semanais, que acontecem no Café Concerto Coimbra, com curadoria da Blue House e coprodução do Convento São Francisco,
O Projeto foi desenvolvido na rede pública de jardins de infância de Coimbra entre 2023 e 2024, envolveu 48 turmas de 31 jardins de infância
O Verão, que tanto ansiamos ao longo do ano, finalmente chegou. Os miúdos entram de férias, os dias tornam-se mais longos e leves e a cidade fica, naturalmente, mais calma.
O Teatrão procura agora pessoas residentes em Coimbra com mais de 14 anos para participar neste espetáculo, quer sejam profissionais, amadores(…)
Caro leitor, trazemos novidades daquelas que são mesmo boas de partilhar e, claro, de saborear. Vamos começar com uma pergunta: é apreciador/a de queijo?
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto:
O Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF) vai receber no próximo sábado, dia 22 de junho, às 17h00, o Concerto de Premiados do IX Coimbra World Piano Meeting,
No Festival vão estar presentes quatro restaurantes – Alfândega Douro, Cufra, Alicantina e Santa Francesinha, todos da cidade do Porto, um deles com estabelecimento aberto em Coimbra.
Assinala-se o Dia da Mãe, com oficinas já na quinta e na sexta-feira e, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus.
Iron Sight é o primeiro confirmado do cartaz do Palco RUC 2024. Natural da Dinamarca, Isak Hansen atua como Iron Sight - o seu projeto a(…)
Nos próximos dias, o Abril Dança Coimbra (ADC) toma conta da Oficina Municipal do Teatro (OMT). No dia 25 de abril, às 21h30, o e(…)
Portátil é uma criação do colectivo Porta dos Fundos, com encenação de Bárbara Duvivier. No elenco conta com os atores Gregorio Duvivier,(…)
A exposição, de entrada gratuita, é apresentada no âmbito da programação do festival Abril Dança Coimbra e pode ser visitada até ao dia 30 de junho,(…)
Thiago Granato é sétimo formador do curso em práticas artísticas Corpo|Território promovido por Linha de Fuga.
Programação inclui aulas em grupo, assim como sessões particulares no íntimo Jardim Japonês do Quinta das Lágrimas.
Com dois feriados a aproximarem-se, o 25 de Abril e o 1 de Maio, partilhamos consigo várias sugestões para usufruir, destes dias de descanso, pela cidade.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.