As melhores ideias para aproveitar o verão em Coimbra!
O Verão, que tanto ansiamos ao longo do ano, finalmente chegou. Os miúdos entram de férias, os dias tornam-se mais longos e leves e a cidade fica, naturalmente, mais calma. Para os fins de semana de Verão que se avizinham, e não só, reunimos numa lista com várias e diferentes sugestões para que possa usufruir, também na cidade, da melhor e mais aguardada época do ano.
Praias Fluviais
Há cerca de um ano, fizemos uma viagem por sete praias fluviais e piscinas naturais na região de Coimbra e, claro, faz todo o sentido voltar a incluí-la nas nossas propostas para este Verão. Sim, são sete locais aprazíveis que convidam a mergulhos, banhos de sol e animados convívios entre família e amigos. A maioria das praias fluviais têm bandeira azul, são vigiadas e dispõem de todas as infraestruturas necessárias para que tenha uma boa experiência. E quem é que nunca idealizou fazer um picnic no meio da natureza?! Nas praias fluviais temos "a vida facilitada" com parques de merendas à nossa disposição. Vamos dar um mergulho?
Espaços Verdes
Do rio passamos para os espaços verdes, dos quais já lhe falámos aqui, relembrando o Leitor que "passear junto à natureza é uma das atividades mais saudáveis que podemos fazer com regularidade e, a boa notícia, é que é grátis." Portanto, o bom tempo está garantido e espaços para o fazer também. Vamos lá calçar as sapatilhas e começar ou terminar o dia a respirar saúde e ar puro?
Atividades físicas ao ar livre
Já que estamos a falar sobre saúde e atividade física, porque não aproveitar o Verão, onde a disposição é outra, para se desafiar a fazer uma atividade nova? A descida do Mondego em canoa, por exemplo, é uma das atividades mais populares da Zona Centro, pelo contraste da beleza natural do Vale do Mondego e do Rio. Existem várias empresas que organizam as descidas, com vários anos de experiência, capazes de lhe proporcionar uma experiência inesquecível, sempre em segurança: Pioneiro do Mondego, Capitão Dureza, Geoventura são algumas delas. E porque não queremos ficar com as ideias só para nós, partilhamos mais uma: o Expertree, no Espinhal, é um parque temático e de diversões com atividades emocionantes no meio da natureza como o arborismo, bubble football, insufláveis para os mais pequenos e muito mais. Entusiasmado por sair da sua zona de conforto? Confie em nós, é libertador.
Gelatarias
Porque não queremos que lhe falte nada, também no ano passado reunimos as melhores gelatarias de Coimbra num artigo bem fresquinho e revigorante. A verdade, aqui entre nós, é que quando os gelados são bons sabem bem em qualquer altura do ano. E, lá está, pode-se dizer que tivemos sorte. Coimbra oferece-nos gelatarias de grande qualidade onde os gelados têm um ingrediente comum: o amor. "O amor?", pergunta o Leitor. Sim, o amor. Não acredita? Leia ou releia o nosso artigo e garantimos que vai perceber. (colocar link novamente)
Esplanar
No Verão, temos sempre duas vontades muito presentes em nós: ou a de comer um "geladinho" ou a de "beber um fininho" acompanhado por uns tremoços e amendoins. Não estamos enganados, pois não? Ah, claro, numa esplanada porque uma sombra e uma brisa fresquinha são revigorantes. E foi assim que, recentemente, reunimos numa longa lista "as melhores esplanadas da cidade". Ora então, começamos por qual? Veja as sugestões aqui!
Programas Culturais
O ritmo do Verão é outro e permite-nos estar mais atentos ao que se passa em redor. O Convento São Francisco, o TAGV e o Salão Brazil oferecem-nos uma rica e diversificada agenda cultural que inclui exposições, concertos, cinema e teatro e, claro, no topo da lista dos programas culturais a acontecer na cidade, temos o célebre Festival das Artes QuebraJazz, que une a música Clássica ao Jazz, e que vai já na sua 15ª edição. Viva Coimbra, Viva a cultura!
E terminamos desejando a todos os que nos leem um Verão animado e feliz, com "um bocadinho de tempo para tudo" o que Coimbra tem para oferecer!
NUVIDEIA
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade,
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
No próximo dia 31 de outubro, às 21h30, o Convento São Francisco recebe o espetáculo de encerramento da Todos São Palco –
Natural de Gouveia, a história de Isabel cruza-se com a de Coimbra quando veio estudar Engenharia Electrotécnica na "cidade dos estudantes".
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra realizam o 1º Encontro Nacional de Canto a Vozes, nos dias 12 e 13 de outubro,
Com quase 14 mil seguidores no instagram, a página Viva Coimbra apresenta-nos a "cidade dos estudantes" pelos olhos da publicitária Liana Barros Daiha.
A “Montra das Artes & Ofícios” volta à Baixa de Coimbra, no próximo domingo, dia 15 de setembro, das 9h00 às 19h00.
A Praça do Comércio volta a acolher mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, dia 14 de setembro.
De 13 a 15 de setembro, o Verde O'Parque, em Coimbra, será o palco natural de uma festa cervejeira inesquecível.
Está quase aí a 7ª edição do festival que a CM de Coimbra organiza para celebrar o Fado e a Canção de Coimbra, com o objetivo de (...)
Para assinalar este marco significativo, está programado um conjunto de atividades dedicadas a toda a comunidade e visitantes.
No espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, que Olga Roriz vai levar ao palco (...)
Ao longo de 3 semanas, uma dezena de espaços da cidade de Coimbra acolhem 15 concertos em vários formatos, desde o solo ao ensemble alargado.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Nova recebe o festival Les Siestes Coimbra nos dias 13, 14 & 15 de setembro.
Nascida e criada na aldeia de Maçãs de Dona Maria, foi aos 24 anos que a Dona Celeste saiu do lugar que a viu crescer pela primeira vez.
Destaque para a exposição "abrilvermelho" no Centro de Artes Visuais e para a exposição do MDM na Escola Jaime Cortesão, terminando com folclore em Cernache.
Chegámos à loja mais antiga da Rua Ferreira Borges e, com certeza, a uma das mais antigas da Baixa de Coimbra: a Chapelaria e Camisaria Salgueiro's.
Há 63 anos na Baixa de Coimbra, onde começou como marçano no Café Nicola, e há 60 como Ourives, o Sr. Cruz é uma das figuras incontornáveis da nossa Baixa.
"Sou um Homem feliz", afirma convicto o Sr. Marques, 85 anos, proprietário da Casa dos Enxovais da Baixa de Coimbra.
Enquanto aguardávamos para conversar com a D. Maria da Luz, atual proprietária de um dos cabeleireiros mais antigos da cidade, ela terminava um corte de cabelo à D. Odete de 89 anos.
Tú Taquería Wey, Ma, Italianino, Restaurante O Nacional, a Cervejaria & Marisqueira Napolitano, o Zé Manel dos Ossos e muito mais.
Com quase 100 anos de história, a Casa Confiança é, muito provavelmente, a loja mais antiga da Baixa de Coimbra.
Em 2023, a crise da habitação chegou a um ponto de rutura. Os preços das casas subiram em flecha na Europa.
O Convento São Francisco (CSF) vai receber, no dia 26 de novembro, às 17h00, no Grande Auditório, a tour “Rui Massena – Ensemble”.
A Baixa de Coimbra, o Parque Verde, o Mercado Municipal D. Pedro V são os principais eixos, além de vários outros espaços municipais.
Concerto com o maestro Rui Massena, a atuação dos The Black Mamba, de Diogo Piçarra, dos pianistas Filipe Gouveia Melo & Filipe Raposo (…)
A operação militar a decorrer na Ucrânia, o problema da inflação em grande parte dos Estados-Membros da União Europeia, o (…)
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.