Coimbra recebe Concertos Candlelight com milhares de velas LED recicladas
Uma nova parceria entre os Concertos Candlelight da Fever e a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores (RP&A) – foi confirmada, com o objetivo de promover a reciclagem das milhares de pilhas utilizadas nas velas LED que iluminam esta experiência musical única. Esta colaboração já chegou aos concertos realizados na cidade de Coimbra e junta o mundo da cultura ao da sustentabilidade, destacando a importância da responsabilidade ambiental em eventos culturais.
A série de concertos Candlelight, conhecida por democratizar o acesso à música clássica, é uma experiência imersiva que acontece em espaços emblemáticos em várias cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Oeiras e região do Algarve. Estes locais são iluminados por milhares de velas eletrónicas, proporcionando um ambiente íntimo e envolvente nos espetáculos.
A partir deste ano, a ERP Portugal será responsável pela recolha e gestão dos resíduos de pilhas que alimentam as velas LED em todos os concertos Candlelight realizados no país. Estima-se que serão recolhidas cerca de 11.000 pilhas, equivalente a duas toneladas e meia de resíduos. O descarte inadequado deste tipo de resíduos afeta gravemente o ambiente, devido aos metais pesados e substâncias tóxicas, pelo que esta iniciativa contribui significativamente para reduzir este impacte ambiental.
Para Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, “A reciclagem das pilhas utilizadas nas velas LED não só promove a sustentabilidade, mas também demonstra como a indústria cultural pode liderar iniciativas positivas para o ambiente. A ERP Portugal foca a sua ação de sensibilização na capilaridade que este tipo de concertos têm junto da comunidade portuguesa”.
Para Inês Machado, gerente de projetos da Fever em Portugal, "Estamos muito satisfeitos que o Candlelight sirva não só para democratizar o acesso à música clássica, mas também para ajudar a dar visibilidade a algo tão relevante como a responsabilidade ambiental. Ter um parceiro como a ERP Portugal é útil para alertar todos aqueles que usufruem dos nossos concertos para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos e da reciclagem para o futuro do nosso país e do mundo".
Sobre os concertos Candlelight:
Os concertos Candlelight são uma série de concertos de música original que visam democratizar o acesso à música clássica. A experiência musical ao vivo única apresenta uma oferta variada de programas para todos os gostos, interpretados por músicos locais, em espaços emblemáticos iluminados por milhares de velas. Presentes em Portugal desde 2019, os concertos oferecem grande variedade de temas e géneros, permitindo conectar-se com a música de compositores icónicos como Chopin, Vivaldi e Mozart a artistas contemporâneos de renome como Queen e Coldplay.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
Já a pensar na época natalícia que se avizinha, a família Silva trará ao Alma desafios doces e deliciosos para os mais pequenos Chefs Pasteleiros!
O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebra a sua 30.ª edição(…)
A “Abundância e fome na prosa de Irene Lisboa” é tema que Isabel Drumond Braga vai levar para este “Sabores da Escrita”.
Dois anos depois da sua primeira edição, o ciclo Afro-Portugal está de regresso a Coimbra, com uma equipa alargada de curadoras/es,
Sérgio Godinho, Hélder Bruno, João Baião, “Esperando Godot”, Camané&Mário Laginha, “In The Mood For Christmas” pela Glenn Miller Orchestra (...)
No Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, são programados filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos(...)
O Festival Lux Interior é um projeto da editora Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar
Todos os destaques de concertos para 2025 em Coimbra. Vê tudo na agenda de concertos na Coimbraexplore
A cidade de Coimbra prepara-se para receber a Conferência People-Centered 2024, um evento pioneiro que irá reunir líderes,(...)
O estúdio THE FIRST WELLNESS & BOOTCAMP está a organizar um evento de Fitness que irá decorrer no dia 29 de Setembro de 2024,
A nova temporada do TCSB abre com um ciclo de dois cine-concertos ao ar livre, nas primeiras quintas-feiras de Setembro.
O ciclo de showcases semanais, que acontecem no Café Concerto Coimbra, com curadoria da Blue House e coprodução do Convento São Francisco,
O Projeto foi desenvolvido na rede pública de jardins de infância de Coimbra entre 2023 e 2024, envolveu 48 turmas de 31 jardins de infância
O Verão, que tanto ansiamos ao longo do ano, finalmente chegou. Os miúdos entram de férias, os dias tornam-se mais longos e leves e a cidade fica, naturalmente, mais calma.
O Teatrão procura agora pessoas residentes em Coimbra com mais de 14 anos para participar neste espetáculo, quer sejam profissionais, amadores(…)
Caro leitor, trazemos novidades daquelas que são mesmo boas de partilhar e, claro, de saborear. Vamos começar com uma pergunta: é apreciador/a de queijo?
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto:
O Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF) vai receber no próximo sábado, dia 22 de junho, às 17h00, o Concerto de Premiados do IX Coimbra World Piano Meeting,
No Festival vão estar presentes quatro restaurantes – Alfândega Douro, Cufra, Alicantina e Santa Francesinha, todos da cidade do Porto, um deles com estabelecimento aberto em Coimbra.
Assinala-se o Dia da Mãe, com oficinas já na quinta e na sexta-feira e, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus.
Iron Sight é o primeiro confirmado do cartaz do Palco RUC 2024. Natural da Dinamarca, Isak Hansen atua como Iron Sight - o seu projeto a(…)
Nos próximos dias, o Abril Dança Coimbra (ADC) toma conta da Oficina Municipal do Teatro (OMT). No dia 25 de abril, às 21h30, o e(…)
Portátil é uma criação do colectivo Porta dos Fundos, com encenação de Bárbara Duvivier. No elenco conta com os atores Gregorio Duvivier,(…)
A exposição, de entrada gratuita, é apresentada no âmbito da programação do festival Abril Dança Coimbra e pode ser visitada até ao dia 30 de junho,(…)
Thiago Granato é sétimo formador do curso em práticas artísticas Corpo|Território promovido por Linha de Fuga.
Programação inclui aulas em grupo, assim como sessões particulares no íntimo Jardim Japonês do Quinta das Lágrimas.
Com dois feriados a aproximarem-se, o 25 de Abril e o 1 de Maio, partilhamos consigo várias sugestões para usufruir, destes dias de descanso, pela cidade.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.