“Little B” é um espetáculo Inspirado pela biografia profissional de Mário Moutinho – Artista Associado do Visões Úteis em 2018 e 2019. Aqui, no entanto, não interessa tanto a vida do Mário, mas a pluralidade de vidas que uma vida pode conter; não tanto a sua vida vivida, mas a sua vida por viver; não tanto aquilo que (d)ele se recorda mas os atalhos, imprecisões e armadilhas da memória que se tornam evidentes quando se tenta arquivar uma vida.
Mais do que aquilo que o Mário fez, interessa o que sonhou e falhou fazer, porque é aí que todos nos encontramos: o protagonista de Dumas/Sartre (“Keane”) ou o Próspero, rodeado de marionetas, que nunca interpretou, o solo de bateria (“Little B, The Shadows") que nunca tocou.
Um espetáculo sobre os encontros dos tempos, sobre “pessoas que se repetem” e que, por isso, se encontram, a si mesmas e às outras, sobre pessoas que reconhecem a sua vida nas dos outros, sobre atores que vivem na memória uns dos outros.
O Visões Úteis é um projeto artístico, de origem teatral, fundado no Porto em 1994, e atualmente residente na Fábrica Social. Até julho de 2018 o Visões Úteis criou e produziu 42 espetáculos de teatro, 8 trabalhos de Performance na Paisagem, 2 Performances Comunitárias, 11 filmes e 5 festivais, em Portugal, Espanha, França e Itália.
Direção, texto Ana Vitorino, Carlos Costa, Mário Moutinho, Sara Barros Leitão
Interpretação Ana Vitorino, Carlos Costa, Mário Moutinho, Sara Barros Leitão / Mafalda Banquart, participação especial Clara Costa/Leonor Costa, Pedro Monteiro
Cenografia Inês de Carvalho
Sonoplastia João Martins
Desenho de luz Pedro Correia
Vídeo Alexandra Allen, Sara Allen
Música adicional “Tanto Mar”, letra e música de Chico Buarque
Coordenação de produção Teresa Camarinha
Produção executiva Pedro Monteiro
Coordenação técnica Zé Diogo Cunha
Produção Visões Úteis
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Diogo Bernardes, Teatro Académico de Gil Vicente
Agradecimentos Teatro de Marionetas do Porto, Emilie Spitale, Ana Azevedo
O espetáculo "Little B" estreou a 8 de novembro de 2019 no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima, com apresentações em Setúbal (Casa da Cultura, dezembro de 2019), no Porto (Teatro Municipal do Porto/Rivoli, janeiro de 2020), Coimbra (Teatro Académico de Gil Vicente, janeiro de 2020), e Sintra (Festival Muscarium, setembro 2020)
Fotografia Inês Carvalho
auditório TAGV (lotação limitada)
duração aprox. 1h30
M14
€7
€5 < 25, estudante, > 65, comunidade UC, rede alumni UC, grupo ≥ 10, desempregado, parcerias
Voltar para todos os eventos
Evento Anterior: 21 de janeiro
Caramel Macchiato de Pedro Teixeira da Mota no TAGV
Evento Posterior: 24 de janeiro
Waldemar Bastos no Grande Auditório do Convento São Francisco
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.