Miguel Torga recordado amanhã no IPO com leituras de poemas
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a assinalar os 25 anos da morte de Miguel Torga com um programa de iniciativas que se iniciou no dia 17 de janeiro e que prossegue amanhã, 4 de fevereiro, entre as 14h00 e as 20h00, por ocasião do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, com declamação de poesia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, pelo grupo de teatro Bonifrates.-
A obra literária do médico e escritor Adolfo Correia da Rocha, que adotou o pseudónimo Miguel Torga, será recordada amanhã com sessões de leituras de poemas em contexto de internamento hospitalar, por isso, dirigidos a pacientes internados na unidade de saúde, seus familiares e a todos os profissionais que ali trabalham. A sessão estará a cargo do grupo de teatro Bonifrates.
O auditório do IPO acolherá, também, já no período da tarde, ações centradas no tema “A Arte na Luta Contra o Cancro”. A primeira decorrerá às 14h15 e tem como protagonistas atores da Bonifrates, que terão a seu cargo a declamação de poemas de autoria do escritor. Segue-se uma mesa redonda, às 14h30, onde serão oradores João Redondo (médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Susana de Noronha (antropóloga e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Helena Gervásio (médica especialista em oncologia).
O programa evocativo encerra pelas 16h30, com uma atuação do Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda realizam-se todos os segundos domingos de cada mês, pelo que a próxima edição irá acontecer a 9 de março, das 10h00 às 17h00, na Alameda do UC Exploratório.
Para assinalar esta data, foi criado um menu exclusivo que combina sabores sofisticados e a tradição da gastronomia portuguesa,
O menu de Kateryna é uma fusão de pratos tradicionais ucranianos, clássicos portugueses e influências francesas, refletindo a sua diversificada experiência culinária.
André Sardet, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Segue-me à Capela, Coro Ao Centro (do NRC.LPCC), José de Portugal e João Farinha
A tour começa no dia 23 de maio e inclui estreias em países como Arábia Saudita, Geórgia e Luxemburgo, além de regressos a palcos familiares em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido e outros.
Mais do que um projeto de decoração, esta Árvore de Natal Comunitária pretendeu chamar à participação e ao envolvimento de toda a comunidade,
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o XXX Caminhos do Cinema Português dedica especial (…)
São disponibilizados serviços um foco especial no estudo da figura humana, como aulas de desenho de modelo e de retrato.
Nascidos há uma década no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, lançam no próximo dia 6 de dezembro.
Foram quatro dias repletos de atividades para todos os amantes do universo da BD e da cultura pop com a promessa que a edição de 2025 (…)
Uma experiência única, onde a música e a arquitetura histórica se fundem num ambiente de pura sofisticação.