Diversão sem sair de casa: Origami
Sabemos que estes dias não têm sido fáceis de tal forma que, atendendo ao especial período que estamos a passar adaptámos também a forma como temos vindo a trabalhar diariamente ao longo destes anos. Assim de hoje em diante iremos apresentar na nossa plataforma algumas sugestões de forma a quebrar a monotonia dos dias em casa, em especial para os mais pequenos.
Iremos começar pelo origami, uma técnica que consiste na arte de dobrar papel, sem cortes ou cola, e transformá-lo em objetos decorativos, como por exemplo animais. A designação desta arte milenar janopesa tem a sua origem nos termos ori, que significa dobrar e kami, que significa papel.
Não é necessário sair de casa para comprar material, basta recorrer à pilha de revistas e jornais antigos. O único requisito para fazer origami é ter um pedaço de papel. Como podem ver é bastante acessível
Quase todo o papel pode ser usado, mas o papel padrão de 35 origami é fino, forte e fácil de dobrar. Também é utilizado em quadrados de 15 cm geralmente de cor branca de um lado e de cor do outro. Alguns artistas de origami também experimentaram outros materiais, entre os quais papelão, vários tipos de tecido, telas metálicas, chapas e até mesmo folhas de massa e plasticina.
Hoje vamos deixar aqui algumas imagens passo-a-passo para que possam mostrar e fazer lá em casa, no entanto fiquem atentos ao nosso facebook, porque todas as semanas vamos lançar alguns vídeos para vos ajudar a construir o vosso origami!
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,