Agenda de atividades online para crianças

O Teatro Politeama apresenta “Tarzan” o musical que junta o teatro, o circo e a música para contar a história do Rei das Selvas. Tarzan é baseado na obra-prima da literatura infanto-juvenil do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs que apaixonou sucessivas gerações de crianças e adultos e que se celebrizou na banda desenhada e no cinema.

"Tarzan" é uma viagem ao mundo dos animais, da aventura e da fantasia. O musical é transmitido nos dias 25 e 26 de abril às 15:00 na página de Facebook do Teatro Politeama.

O teatromosca criou “Emissões de Emergência” disponíveis online (na página QuarentenAntena no site da companhia). A companhia estreia uma nova criação para o público infantil a partir do livro “Romance do 25 de Abril”, de João Pedro Mésseder e Alex Gozblau, transmitida em direto na internet as 17:00 no dia 25 de abril.

Com um pagamento mínimo de 1 € efetuado via MBWay para o nº associado 96 340 32 55 – número que poderá também ser utilizado para solicitação de informações e pedidos de reserva.

A Imprensa Nacional Casa da Moeda apresenta uma peça de teatro online baseada na obra “Salgueiro Maia - O Homem do Tanque da Liberdade”, com texto de José Jorge Letria, ilustrações de António Jorge Gonçalves.

A biografia de Salgueiro Maia, herói da "Revolução dos Cravos", é dada a conhecer aos mais novos e dia 25 de abril, pelas 15:00 na página do Facebook da INCM.

O Museu da Marioneta do Porto promove uma visita virtual ao seu espaço e transmite online vários espetáculos, numa iniciativa decorre até junho, com temporadas de espetáculos de quarta a domingo no "Teatro de Belomonte", cujo link para acesso fica disponibilizado todas as semanas no site e nas páginas do Facebook e Instagram.

29 de abril a 03 de maio - “Cinderela”

A pensar nas famílias com crianças entre os 3 e os 8 anos, o Teatro Nacional D. Maria II criou a Salinha Online, onde todos os sábados e domingos às 11:00 se abrem as portas à imaginação com leituras de textos de autores portugueses e estrangeiros, dedicados aos mais novos. As leituras ficam disponíveis, para ver ou rever a qualquer altura.

25 abril - O Compadre simplório tem os pés tortos

26 abril - A Semente

A LeYa criou o projeto “Leya histórias ao deitar” no qual alguns dos seus atores gravam curtas histórias para serem ouvidas à hora de deitar. As histórias são publicadas todos os dias, às 21:00 no canal de Instagram da LeYa, até 30 de abril. Há histórias lidas por Alice Vieira, Cristina Norton, Luísa Ducla Soares, Sónia Gomes da Costa, Francisco Moreira, Padre João Luí¬s Borga, entre muitos outros.

A The Navigator Company no âmbito do projeto “Dá a Mão à Floresta”, disponibiliza até 30 de abril um conjunto de atividades para os mais novos Estas iniciativas contemplam episódios de desenhos animados que dão vida às personagens do universo “Dá a Mão à Floresta”, várias histórias infantis – “Contos da Floresta” – e concertos musicais –“Floresta Musical”, disponíveis no site do projeto , Facebook, Instagram e canal de Youtube.

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) lança um concurso de brincadeiras em casa, aberto à participação de todos.

O concurso – denominado #todosbrincamemcasa desafia os participantes a “partilhar uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira”. O objetivo é promover hábitos de convívio e jogo e as imagens devem relacionar-se com “atividades realizadas em casa” e ser enviadas para informacao@apc-coimbra.pt até 19 de maio.

Os vencedores da iniciativa são escolhidos através dos ‘gostos’ e ‘partilhas’ obtidos na página de Facebook do evento (www.facebook.com/CoimbraaBrincar), onde também pode ser consultado o regulamento do concurso.

A Companhia de Teatro de Almada disponibiliza o espetáculo de marionetas “O Barbeiro de Sevilha” a partir de Gioachino Rossini, com encenação de Teresa Gafeira e a peça “Pasteis de Nata para Bach”, com dramaturgia de Pedro Proença e Teresa Gafeira e encenação de Duarte Guimarães

Os espetáculos podem ser vistos às 11:00 na sala virtual da companhia.

A Livraria Aqui Há Gato, situada no centro histórico de Santarém, iniciou, nas suas páginas do Facebook e do Instagram, diretos diários – às 11:30 e às 21:00 sessões da hora do conto para os mais novos, para os quais a proprietária do espaço Sofia Vieira escolhe diariamente livros das pequenas editoras independentes com as quais trabalha.

O Sea Life Porto preparou um conjunto de conteúdos educativos para os mais novos ocuparem os tempos livres - desenhos para pintar, palavras cruzadas para resolver e vídeos sobre o dia-a-dia dos animais no aquário.

O Plano Nacional de Cinema (PNC) recomenda cinco filmes em língua portuguesa relacionados com direitos humanos e pensados para os mais novos, que podem ser vistos de forma gratuita e 'online'

Entre as escolhas estão o documentário “Cartas a uma ditadura”, de 2006, de Inês de Medeiros, sobre “a condição feminina em tempos de ditadura”, e ainda “História trágica com final feliz” (2005), de Regina Pessoa, e “Gesto” (2012), de António Borges Correia, ambos sobre “inclusão e o direito à diferença”.

Estão ainda disponíveis online dois filmes sobre “desenvolvimento pessoal e a abertura ao outro” - “Viagem a Cabo Verde” (2010), animação de José Miguel Ribeiro, e “Central do Brasil” (1998), do realizador brasileiro Walter Salles.

Os filmes são disponibilizados na Internet – na plataforma Vimeo e RTP Play.

A plataforma The Inventors Digital apresenta inúmeras experiências para realizar com os inventores de palmo e meio. Todas as semanas há invenções com os recursos possíveis e imaginários para espoletar uma verdadeira família de MacGyvers.

Através da plataforma é possível aceder a projetos semanais, sessões em direto para cada projeto, vídeos e dicas de montagem, conceitos interessantes e muitas horas de invenção e diversão.

A editora Ideias com História criou um site dirigido especificamente a crianças e jovens, denominado CoronaKids, em parceria com a Direção-Geral de Saúde (DGS), e criou um jogo online, denominado “STOP Contágio”.

No site, os mais novos vão encontrar informação útil sobre o vírus, livros, atividades, jogos e vídeos.

O Jardim Zoológico de Lisboa encerra as portas e leva conteúdos educativos e divertidos até casa. Assistir ao nascimento de uma tartaruga, “almoçar” com os ursos ou “mergulhar” com os hipopótamos, são algumas das atividades que o Zoo propõe aos visitantes virtuais.

No canal YouTube, são disponibilizados todas as terças-feiras, vídeos que levam os exploradores em viagem pelos diferentes continentes para conhecer curiosidades sobre animais e plantas.

No blog oficial continuam as últimas notícias sobre o mundo animal, e no website do parque são disponibilizadas as novidades sobre a “Arca de Noé Lisboeta”.

A Toys”R”Us Espanha e Portugal estreou uma nova temporada de vídeos no seu canal de YouTube português com muitas ideias para as crianças se divertirem em casa e porem toda a família a brincar. O canal “Pulga Atrás da orelha” lança, todos os sábados, novos vídeos temáticos e lúdico-educativos, para que não faltem brincadeiras, jogos e ideias.

“Manual de primeiros socorros para pais e filhos” é o novo livro editado pela Ideias com História centrado na temática da COVID-19. Divertido e com exercícios práticos, o livro é dedicado aos pais/cuidadores e às crianças, que vivem agora uma realidade nova, fechados em casa.

Da autoria da psicóloga Rute Agulhas e com ilustrações de Joana M. Gomes livro promove a saúde mental dos pais e ajuda as crianças a lidar com algumas alterações emocionais ou de comportamento. Através da construção de uma caixa de primeiros socorros apenas com objetos caseiros, o livro apresenta divertidas receitas para lidar com as birras, a tristeza, os pesadelos, a agressividade e o uso abusivo das tecnologias.

Versão gratuita em pdf e versão impressa disponível na loja online da editora - Editora Ideias com História.

Tendo em conta a situação atual, a editora Ideias com História vai continuar, nas próximas semanas, a editar essencialmente livros e jogos pedagógicos de acesso gratuito centrados na temática COVID-19.

A editora lançou já diversos títulos, recomendados pela Direção-Geral da Saúde, centrados na COVID-19, com as versões em PDF gratuitas.

“A minha mãe é médica e já tenho saudades dela”

“Quando a minha escola abrir...”

“A minha avó tem coronavírus”

“Dias de uma família fechada em casa”

A Happy Code disponibiliza os “Bootcamps letivos online”, uma solução para as crianças aprenderem a programar.

Os Bootcamps beneficiam de uma abordagem pedagógica que tira partido e potencia a aprendizagem à distância, com projetos e aprendizagem em tempo real (aula online) e exercícios práticos durante a semana para cimentar a aprendizagem.

Estes cursos de curta duração são ideais para iniciar competências do século XXI de Minecraft (um jogo perfeito para as crianças se iniciarem na programação enquanto criam os seus mundos), Roblox, programação de Apps, Jogos ou mesmo a criação de um canal de Youtube.

A “Hora do Recreio” página do Facebook do Pequeno David e os Sem Soninho, lança (todos os dias da semana às 12:00) um direto com música, conversa, atividades e muita diversão para os mais novos, sendo também uma forma de apoiar todos os cuidadores infantis.

A Cinemateca Portuguesa lança a iniciativa “A Cinemateca Júnior vai a casa” com registos e fichas de atividades a pensar nos mais novos. Para começar, um espetáculo de Lanterna Mágica e propostas de programas (com sugestão de utilização por parte de pais e professores) compostos por filmes disponíveis na “Cinemateca Digital”.

O Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação disponibiliza online o programa “Crianças Primeirº - 40Ena animada” lançando em canal aberto na plataforma Vimeo 21 curtas-metragens, nas quais participaram 442 crianças das Escolas do 1º Ciclo do concelho de Espinho e Ovar.

O Museu da Marioneta disponibiliza online várias de atividades/tutoriais de diversas oficinas para os mais novos - Atelier de construção de máscaras; Fantoche de dedo; Atelier de construção de marionetas.

O Gabinete de Educação da ESA (Agência Espacial Europeia) lançou o “Expedition: Home”, um site completo para crianças e pais fazerem atividades divertidas baseadas no espaço.

O mini-site oferece diversas atividades (dos 03 aos 18 anos) - construir, experimentar, mover, observar, desenhar e colorir, programar e explorar; mini-aulas para os exploradores mais jovens; conhecer um especialista da ESA cada semana e aprender sobre o seu trabalho e participar nos Desafios Espaciais Semanais.

O “Caseirar" é a nova iniciativa do Teatro do Noroeste Em Sua Casa, inserida no Serviço Educativo, com várias sugestões de atividades para realizar em família, por Raquel Amorim.

De segunda a sexta, às 08:00, no Facebook e Youtube.

“Que Histórias conta a Lua?” é a proposta do Som do Algodão, um projeto artístico e educativo que une narração oral e música para miúdos e graúdos, e que leva todas as noites, de segunda a sexta-feira pelas 20:30 uma história a todas as casas.

O grupo de teatro “O Nariz”, de Leiria, está a contar uma história por dia, como forma de animar o período de quarentena. O grupo partilha as histórias através da sua página de Facebook, sempre por volta da hora do por do sol.

A rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX) lançou a iniciativa “Uma história por dia, não sabe o bem que lhe fazia” na qual todos os dias de segunda a sábado às 11:00 no Facebook das BLX é lida uma história para os mais novos.

Para quem gosta de pintar, o site Colorir Online oferece uma grande diversidade de imagens de princesa, dinossauros, desportos, sereias e piratas para os mas novos se entreterem enquanto estão por casa.

A Escola Virtual disponibiliza um conjunto de atividades interativas – como os vídeos, exercícios e jogos para as crianças do pré-escolar (03/05 anos).

O site “Que Bicho Te Mordeu?” revela curiosidades divertias e inesperadas de diferentes temas, fala de direitos humanos, ambiente, cidadania, diversidade cultural e muito outras surpresas.

A Operação Nariz Vermelho, na impossibilidade de visitar as crianças nos hospitais, lançou a TV ONV, um canal de TV que leva os Doutores-Palhaços às crianças hospitalizadas e a todas as outras crianças que estão em casa. Assim a partir das casas de cada um dos artistas, nasceu a TV ONV, um canal de TV 100% feitos por palhaços. De segunda a sexta-feira há sempre episódios novos, às 11:00 e às 18:00, transmitidos pelos canais de Youtube e IGTV da Operação Nariz Vermelho.

A Fundação Calouste Gulbenkian prossegue as atividades para os mais novos através do – Vamos Continuar a Descobrir – onde apresenta várias propostas – desde videotutorias a documentos e registos de algumas atividades – que as crianças são convidadas a ver, a explorar e a criar. Podem também partilhar alguns dos resultados desses momentos criativos, através das redes sociais, usando os hashtags #GulbenkianEmCasa, ou do e-mail descobrir@gulbenkian.pt.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou a campanha #serativoemcasa, disponibilizando na página oficial deste organismo (ipdj.gov.pt) diversos conteúdos – folhetos, brochuras e vídeos – com recomendações, e planos de treino, dirigidos a faixas etárias específicas: dos 0 aos 5 anos e dos 6 aos 17; todas as atividades são para serem realizadas em casa.

A zet gallery lançou “Agora, pergunto eu!” e coloca crianças e artistas frente a frente. Trata-se de um projeto digital, um magazine vídeo em que crianças, entre os 8 e os 12 anos, são desafiadas a entrevistar artistas representados pela galeria. O resultado da entrevista é publicado aos sábados nas redes sociais e no site da zet gallery. O primeiro episódio do magazine já está disponível e coloca frente a frente Morgana Morais, de 10 anos, e o escultor Pedro Figueiredo. As crianças interessadas em participar neste desafio podem inscrever-se através do email geral@zet.gallery.

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) lançou uma nova iniciativa -#FicarEmCasaNaNossaCompanhia, na qual se integra: Miúdos e Graúdos. A CNB disponibiliza as ilustrações criadas pela Bárbara R. para o espetáculo Planeta Dança. Em casa, toda a família, pode aprender mais sobre a história da dança e dar asas à imaginação.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal proporciona através da sua página de Facebook, aulas de ginástica em direto para crianças ministradas pelos professores da equipa de Desporto da autarquia, às segundas e quartas-feiras às 10:30.

O Centro Ciência Viva lança um programa de atividades adaptadas ao isolamento social em que as famílias podem participar em conjunto. atividades para fazer em família com os mais novos.

Treina como um astronauta… em Casa - Exercitar o corpo e treinar como se estivesse a preparar para uma missão espacial.

AnimArt by Leonel Moura – Exercitar a criatividade das crianças com desenhos para colorir. Descarregar, imprimir uma folha e deixar o resto à imaginação dos mais pequenos.

A Casa é um Laboratório - Da cozinha à casa de banho, passando pela garagem, nenhuma divisão fica de fora. Experimentar as várias atividades em família!

RFM / Rádio Renascença criou um conteúdo para ajudar os pais a entreter as crianças durante a quarentena. São histórias de embalar contadas pelos animadores da RFM. Todos os dias uma história diferente para ajudar a adormecer as crianças de Portugal. Todas as histórias estão disponíveis no site da rádio.

Miguel Araújo tem estado a partilhar online o momento em que canta para ajudar a filha a adormecer. Quando a vai deitar, por volta das 21:00, este "concerto de embalar" é transmitido em direto, na sua conta do Instagram e Facebook, onde interpreta canções suas e dos que mais admira, para pequenos e crescidos.

O artista urbano Mário Belém disponibilizou uma ilustração da sua autoria no Instagram para a criançada colorir dentro de portas. Nas contas das ilustradoras Joana Soares, mais conhecida como Violeta Cor-de-Rosa, e Ana Fonseca também há printables gratuitos para os mais novos colorirem.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana disponibiliza na sua página do Facebook e Youtube a transmissão de criações suas para público infantil.

A Companhia Byfurcação criou um novo o projeto “Teatro à Porta Fechada”, que inclui pequenos vídeos – que nunca chegam aos dez minutos – com contos tradicionais como A Carochinha, O Gato das Botas ou A Cigarra e a Formiga para animar e entreter os mais novos. As histórias, disponíveis nas contas de Facebook, Instagram e Youtube da Byfurcação.

A Fundação de Serralves propõe um conjunto de atividades para os mais novos tendo por tema o Meio Ambiente. As atividades estão disponíveis no site da Fundação.

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou a iniciativa “Conhecer os instrumentos da Orquestra Gulbenkian”, numa série de curtos vídeos educativos, os músicos da Orquestra falam sobre os seus instrumentos e o papel que estes desempenham na orquestra.

O Oceanário de Lisboa propõe durante este período de isolamento social, sugestões diárias para que todos os portugueses fiquem “Em Casa a ver o Mar”, através de vídeos, perguntas, quizz, “A Hora do Recreio”, informações sobre projetos de conservação, dicas de séries sobre o habitat marinho ou “A espécie da semana”.

As propostas estão acessíveis nas páginas do Facebook e do Instagram do Oceanário.

O Mcdonald´s lançou a plataforma online “Diversão em Casa. Gosto Tanto” que inclui jogos e atividades para os mais novos –todos a mexer; exercitar a mente; para ler; para ouvir; hora do conto; atividades Nutri Ventures e atividades e episódios da série de desenhos animados Nutri Ventures.

COIMBRAEXPLOREComentário