Teatrão lança Audiowalks para escutar o universo de Ilse Losa enquanto dá o seu passeio higiénico (por exemplo)
O Teatrão está a preparar uma nova estreia, e, embora não sabendo quando vai estrear face à situação atual em que se encontra o país e respetivas medidas de mitigação, está a desenvolver um conjunto de atividades para todos os públicos (com toda a segurança).
ILSE, A MENINA ANDARILHA, a partir da obra de Ilse Losa é o mote da nova criação do Teatrão. A Companhia de teatro da cidade de Coimbra não ficou de braços cruzados e tem em curso um conjunto de atividades paralelas.
De 21 de fevereiro a 14 de março, às 11h00 de cada domingo, há encontro marcado na página de Facebook do Teatrão para as Leituras da Menina Andarilha, as sessões online de obras para a infância e juventude de Ilse Losa.
7 de março - A ESTRANHA HISTÓRIA DE UMA TÍLIA
Numa longínqua cidadezinha do Norte da Europa, corria o rumor de que quem abatesse uma tília morria na mesma noite. Aí ficava a cervejaria O Bom Repouso, à frente da qual existia a mais antiga, bela e frondosa tília das redondezas. O seu dono, Douradinho, era um rapaz franzino que se casara com uma linda forasteira de cabelo cor de fogo, Stefi. Um dia, esta começou a implicar com a tília – Corta-a, Douradinho! Mas há na natureza coisas misteriosas… Conto de contornos fantásticos, editado pela primeira vez sob o título A Tília, no livro Encontro no Outono (1964), e reeditado autonomamente em 1981.
14 de março - O SENHOR LEOPARDO
Bela narrativa infantil, editada em 1987, sobre a invulgar amizade entre um rapazito, Mário, e o seu novo e curioso vizinho, Sr. Leopardo. Um homenzinho estranho, de olhos minúsculos como um ratinho, que gostava de flores mas não tolerava ramalhetes e sonhava com os montes nevados da Suíça. Estranheza que não impediu que os dois se tornassem amigos a valer e, juntos, dessem passeios, jogassem às histórias, examinassem as flores e contemplassem o mar. Mas tal como na realidade, as histórias nem sempre acabam bem, mas podem passar a fazer parte de nós, como uma lágrima faz parte da própria vida.
Para o próximo dia 20 de março têm programada uma Ação de Formação de Curta Duração online para professores do 1º e 2º ciclo - Ilse Losa - Introdução à vida, à obra e às suas potencialidades didático-pedagógicas. Contará com a presença de Ana Cristina Macedo (Professora de Literatura e ensino da literatura na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, desde 2003 (…) em parceria com os Centros de Formação Nova Ágora e Minerva.
Outras das atividades que terão em curso a partir de 15 de março até ao dia 21 é Caminhar com Ilse Audiowalks em tempos de confinamento. “Numa altura em que as saídas de casa são feitas para as atividades essenciais de compras ou caminhadas higiénicas, propomos que estas últimas possam ser feitas na companhia de Ilse. É uma atividade para todas as idades com excertos de obras da autora que, apesar de muito reconhecida pela sua produção para crianças e jovens, escreveu também para adultos. Caminhar com Ilse necessita apenas de uma inscrição, indicando onde pretende receber e onde poderemos recolher o MP3 que pretende usar. No final o caminhante pode deixar a sua opinião sobre a experiência. A atividade não tem qualquer custo associado.”
Terá de efetuar uma inscrição prévia através do telefone 912 511 302 ou através do email info@oteatrao.com e combinar a entrega em qualquer ponto da cidade de Coimbra.
Os textos selecionados são os seguintes:
6-10 anos: "As aventuras de «Camisola»" (in "A flor azul e outras histórias"); "As vozes dos animais" (in "A flor azul e outras histórias"); "O Sr. Roberto" (in "A flor azul e outras histórias");
10-14 anos: "A visita ao padrinho" (in "O quadro roubado"); "Na Quinta das Cerejeiras"; "O senhor Pechincha".
>14 anos: "Caminhos sem destino"; "O mundo em que vivi"; "Retta ou os ciúmes da morte"; "Silka".
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,