O Livro de Pantagruel em cena a 16 de setembro no Convento São Francisco

Foto: Pedro Macedo

O Livro de Pantagruel sobe ao palco do grande auditório do Convento São Francisco (CSF) no próximo dia 16 de setembro, pelas 21h30. Um espetáculo do dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e do pianista e compositor Filipe Raposo, levado à cena pelo Teatro do Elétrico, que nos apresenta um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. Os bilhetes para o espetáculo estão disponíveis na BOL e nos locais habituais. Este espetáculo tem um desconto de 40% para quem é portador do Cartão Amigo do CSF.

Depois de Banda Sonora e A Reconquista de Olivenza, o dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e o pianista e compositor Filipe Raposo voltam a encontrar-se e a juntar-se à Orquestra Metropolitana de Lisboa em O Livro de Pantagruel. Uma vez mais, criam um universo de fantasia, cheio de delírios e extravagâncias, de humor negro e de muitas outras tonalidades. A peça conta com a interpretação de Andreia Valles, António Ignês, Célia Teixeira, Diogo Fernandes, Eliana Lima, Inês Cotrim, Juliana Campos, Rafael Gomes, Rita Carolina Siva, Ruben Madureira, Sandra Faleiro e Sissi Martin.

Diz a sinopse que O Livro de Pantagruel “é sobre canibalismo, literal ou nem por isso. É sobre a manipulação do corpo humano e a manipulação do outro. É sobre vingança e sobre amor, por mais cruel que ele possa ser. Não falta traição a este enredo, mas também há bastante romantismo”. Nesta peça, inspirada em histórias “como as de Gargântua e Pantagruel, Hansel e Gretel, Sweeney Todd, Drácula, Frankenstein e tantos outros, a cena enche-se de pequenos e grandes monstros tão divertidos como assustadores: uma Pantagruel de saltos altos, baton vermelho e cabelo armado, um jovem Nosferatu em estágio profissional, um Hansel rockabilly e uma Gretel pronta para jogos de sobrevivência, dois fetos de gémeos com memórias de vidas passadas na Euribor. Pelo caminho, dão-se receitas para a confeção de marujos e moralistas em princípio de carreira, de punhos de sindicalista, de ervilhas com olhos escalfados e de outras iguarias canibais que tais. É tempo de devoração e degustação, deglutição e digestão. A refeição está servida, bom apetite”.

O espetáculo vai contar, ainda, com um ensemble protagonizado por Clarisse Gomes (Flauta), Salvador Parola (Oboé), Ruben Jacinto (Clarinete), Daniel Faria (Fagote), Filipe Coelho (Trompete), Ricardo Alves e Luís Mota (Trompas), Sara Llano e Sofia Grilo (Violinos), Ricardo Mateus (Viola), Daniela Brito (Violoncelo), Romeu Santos (Contrabaixo), Fátima Juvandes e David Pereira (Percussão), sob direção musical de Rui Pinheiro.

Este espetáculo conta com um desconto de 40% sobre o preço do bilhetes para quem for Cartão Amigo CSF. Para as cadeiras de orquestra e 1.ª plateia, o bilhete custa 20 euros, sendo de 18 euros para estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, grupos de 10 ou mais pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música. Para a 2ª plateia e balcão, o bilhete custa 18 euros, sendo de 16 para estudantes, idade igual ou superior a 65 anos e grupos de 10 ou mais pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música.

Para mais informações ou para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, contactar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone 239 857 191 ou do mail bilheteira@coimbraconvento.pt. Os bilhetes podem ser, ainda, adquiridos na BOL, através do link https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/128051-o_livro_de_pantagruel-convento_sao_francisco/


COIMBRAEXPLOREComentário