AGÊNCIA DE ARTISTAS GIGS ON MARS EDITA LIVRO INÉDITO DE REALIDADE VIRTUAL

Numa forma completamente nova de dar a conhecer o catálogo de artistas da agência Gigs On Mars, foi desenvolvido um Livro Concerto de realidade aumentada, no qual é possível assistir a uma atuação exclusiva de todos os artistas/bandas agenciadas.

O Livro Concerto é composto por 22 páginas, duas por artista, que contem a biografia e fotografias oficias destes, assim como a atuação no palco virtual. A encadernação é de capa dura e foi especialmente cosida à mão. As atuações foram gravadas em 6K, num estúdio chroma, e posteriormente desenvolvidas através do sistema com tecnologia Web-AR (Realidade Aumentada) e multi-tracking de imagem. Para ter acesso a esta experiência virtual basta aceder com a câmara do telemóvel e aceder através do web-browser em sistemas iOS ou Android, e o concerto está pronto a começar.

Pedro Pontes, diretor-geral da Gigs on Mars, explica que “a ideia deste projecto surgiu durante a pandemia com a vontade de criar novas soluções e experiências. Durante essa busca realizei que um dos caminhos a seguir seria cruzar o mundo real com o mundo digital, criando novos "espaços" de atuação. E assim, com um livro e através de Realidade Aumentada criamos o "Livro Concerto" da Gigs On Mars onde poderão ver os nossos artistas a actuar exclusivamente para si. Novas realidades trazem novas experiências. Esta é a forma como iremos em 2022 e 2023 chegar até aos nossos parceiros”.

Foram vários os testes realizado até se chegar ao melhor conteúdo possível, com a melhor resolução e definição de vídeo. Sendo este que um projecto web based, sem recurso a aplicações para facilitar o acesso a todos, uma das maiores preocupações esteve na difusão de modo fácil e acessível a todos os utilizadores.

O inovador conceito do Livro Concerto Gigs On Mars surge como uma nova ferramenta de trabalho, que permitirá apresentar catálogos, através de uma experiência única e imersiva.

Este projeto foi apoiado pelo programa Garantir Cultura. 

COIMBRAEXPLOREComentário