Single Singers Bar de regresso para celebrar 30 anos de Teatrão

Foto: Carlos Gomes

Na próxima sexta-feira, às 21h30, a Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro (OMT) volta a acolher Single Singers Bar. Oito anos depois da sua última temporada em cena, o café-teatro do Teatrão está de regresso para comemorar as 30 primaveras da companhia. Neste espetáculo, um grupo de personagens solitárias e sem nome canta para espantar os seus males, acompanhados por música ao vivo. Single Singers Bar procura recriar um cabaré alemão dos anos trinta através da teatralidade do repertório musical de espetáculos como Chicago e Cabaret, numa homenagem a grandes compositores como Cole Porter e os irmãos Gershwin – que elevaram a comédia musical a uma forma de arte sofisticada –, ou à dupla Kander & Ebb (a parceria mais duradoura da Broadway, que escreveu, entre outros temas, “New York, New York”).

 

Estreado originalmente em 2010, Single Singers Bar nasce de uma parceria entre o Teatrão e a Folias d’Arte, de São Paulo. É daqui que surge a encenação de Dagoberto Feliz, membro fundador e, durante vários anos, ator e diretor musical da companhia paulista. Desde aí até à data da última reposição em 2016, o espetáculo foi voltando várias vezes a pedido do público, que correspondeu sempre com temporadas de casa cheia. Agora, o Teatrão volta a trazer Single Singers Bar a cena para corresponder à vontade que se foi acumulando ao longo deste tempo sem pisar os tabuados da OMT.

 

O espetáculo inclui várias canções famosas do teatro musical norte-americano do século XX, num período que vai dos anos vinte aos anos setenta, entre as quais, por exemplo, "Let’s Do It (Let’s Fall in Love)" de Cole Porter (do musical Paris, 1928); "Lorelei" de George Gershwin e Ira Gershwin (de Pardon My English, 1933); "By Strauss" de George Gershwin e Ira Gershwin (de The Show is On, 1937); "Don’t Tell Mamma" de John Kander e Fred Ebb (de Cabaret, 1966) ou ainda "Class" de John Kander e Fred Ebb (de Chicago, 1975). As letras das canções retratam com detalhe, e um sentido de humor perspicaz, um grupo de personagens dramáticas e os seus anseios, o que faz que cada tema corresponda a um pequeno sketch teatral. 

 

O espetáculo tem uma duração de 60 minutos, e haverá serviço de bar ao longo desta hora, num contacto muito próximo com o público que a Tabacaria da OMT potencia. Single Singers Bar vai fazer temporada de 19 a 28 de janeiro, ao longo de apenas seis sessões. Às sexta-feiras e sábados, os espetáculos decorrem às 21h30. Aos domingos, decorrem às 19h.

 

Os bilhetes para Single Singers Bar têm um custo de 10€ e podem ser adquiridos na OMT ou na Ticketline, através do link tinyurl.com/SSBTeatrao

COIMBRAEXPLOREComentário