Casa-Museu Miguel Torga mostra vida e obra do escritor falecido há 29 anos

A Câmara Municipal de Coimbra recordou ontem, dia 17 de janeiro – data que marca os 29 anos do falecimento do escritor e poeta Miguel Torga – a figura tutelar da literatura que elegeu Coimbra para viver. Na Casa-Museu Miguel Torga, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30, é possível imergir na vida do poeta. “Quem quiser conhecer-me, leia-me” é o mote para se conhecer Torga, através da sua obra, das suas imagens, dos seus manuscritos, documentos e objetos pessoais.


Inaugurada a 12 de agosto de 2007, a Casa-Museu Miguel Torga proporciona uma aproximação à intimidade de Miguel Torga. Pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nascido em São Martinho de Anta, Sabrosa, a 12 de agosto de 1907, e falecido em Santo António dos Olivais, Coimbra, no dia 17 de janeiro de 1995, Miguel Torga é um dos maiores escritores da literatura portuguesa de todos os tempos. 


Ao assinalar-se a 17 de janeiro o dia do seu falecimento, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra recorda a Casa-Museu Miguel Torga, que está aberta ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30. Na sua morada de família, hoje Casa-Museu Miguel Torga, é possível conhecer a intimidade da sua vivência e uma exposição retrospetiva da sua vida. Na Casa-Museu Miguel Torga privilegiam-se as atividades culturais ligadas à vida e obra do escritor, tais como tertúlias, visitas guiadas, exposições, apresentação de livros, encontro com escritores, programas educativos e saraus musicais. 


Projetada pelo arquiteto e amigo Manuel Travassos Valdez, a residência foi iniciada entre 1952 e concluída em 1953, com linhas simples e harmoniosas tendo sido habitada pelo escritor, pela sua mulher, Andrée Cabrée Rocha, e pela sua filha Clara Cabrée Rocha. À entrada os visitantes são recebidos pela urze, que Torga ali plantou e que adotou para seu pseudónimo, assumindo, assim, a fortíssima ligação à terra e ao mundo rural. 


A Casa-Museu Miguel Torga situa-se na Praceta Fernando Pessoa, 3, 3030-170 Coimbra. Informa-se, ainda, que as visitas guiadas são gratuitas, destinando-se a grupos escolares e outros interessados. Para informações e reservas, poderá contactar 239 702 630 (chamada para a rede fixa nacional) ou biblioteca@cm-coimbra.pt.

COIMBRAEXPLOREComentário