“Palhaço velho, precisa-se”: últimos espectáculos
A Escola da Noite apresenta entre 1 e 4 de Outubro as últimas sessões em Coimbra do seu mais recente espectáculo, “Palhaço velho, precisa-se”, de Matéi Visniec. Com encenação de António Augusto Barros, a peça pode ser vista de quinta a domingo, no Teatro da Cerca de São Bernardo.
A semana começa com a exibição do filme "Lola Montés", de Max Ophüls, encerrando o ciclo de cinema associado à temporada do espectáculo.
Palhaço velho, precisa-se
Estreado a 10 de Setembro, “Palhaço velho, precisa-se”, que conta com as interpretações de Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash, entra agora na sua quarta e última semana de apresentações em Coimbra. Entre 1 e 4 de Outubro, o espectáculo pode ser visto na quinta-feira (19h00, com o preço único de 5 Euros), na sexta ou no sábado (21h30) ou ainda na matiné de domingo, às 16h00.
A peça do dramaturgo romeno, escrita em 1986, mostra-nos três palhaços velhos e sem trabalho que se reencontram numa sala de espera para uma entrevista de emprego e precisam de provar que estão à altura da “oportunidade”. Num espaço apertado e claustrofóbico, perante uma porta que permanece fechada, os três antigos companheiros experimentam sensações contraditórias: a alegria de voltarem a estar juntos, o sabor agridoce das muitas memórias partilhadas e a amargura da competição a que foram obrigados, para poderem sobreviver. Como muitas das obras de Visniec, o texto conjuga humor (às vezes negro), tensão, perfídia e constantes oscilações de ritmo, num muito exigente trabalho de actores.
Tendo em conta a lotação limitada da sala e a boa procura que o espectáculo tem registado por parte do público, é recomendável a reserva ou a compra antecipada de bilhetes, através dos contactos habituais do TCSB ou pela internet, na página da ticketline.
“Lola Montés” encerra ciclo de cinema
A par da temporada deste espectáculo, A Escola da Noite organiza um ciclo de cinema dedicado à técnica do “clown” e à arte circense, que termina também esta semana. Depois de “I Clowns”, de Fellini, e de “The General”, de Buster Keaton, é exibido a 30 de Setembro (21h30), no grande écran do TCSB, “Lola Montés”, do realizador alemão Max Ophüls. Conhecido também pelas suas características técnicas (combinação CinemaScope e Technicolor), o filme, realizado em 1955, conta a história de Lola Montés (Martine Carol) uma bela artista circense do século XIX que ficou famosa pelos seus relacionamentos escandalosos com Franz List (Will Quadflieg) e Luís I da Baviera (Anton Walbrook). No final da sua carreira viria a ser atracção principal de um circo, nos Estados Unidos, onde representava os episódios da sua vida extravagante.
O UC Exploratório em Coimbra termina o ano com chave de outro! São muitas as propostas que preparou para si.