A Semana Cultural da Universidade de Coimbra está de regresso com mais de três dezenas de iniciativas
1 a 15 de março de 2022 | Tempo
A relação com o Tempo é um dos grandes signos portadores de sentido, por iluminar a compreensão da existência pessoal e a sua inserção no devir cósmico, por tornar mais premente a consciência incontornável da humana efemeridade, mas também por instilar no espírito a inquietação necessária à busca da eternidade.
Ao eleger o Tempo como tema da XXIV Semana Cultural, procura-se convocar a sua ação e a sua força pendulares: o Tempo e as fases da vida; a memória coletiva e o Tempo pretérito comum; o Tempo presente e os desafios que coloca ao ímpeto criador, para que o Tempo futuro seja marcado pela confiança num Tempo melhor. Não apenas o ‘Tempo cronológico’ (chronos), que deixa um traço indelével de ‘Tempo escultor’ (monumentum), mas também o ‘Tempo oportuno’ (kairos) que marca o discernimento para agir no momento certo, pela causa mais justa.
O ano de 2022 será assinalado por marcos temporais de profundo significado para a história da UC e para a sua projeção lusófona: entre outros, os 250 anos da Reforma Pombalina, os 200 anos da proclamação da Independência do Brasil, os 20 anos da independência de Timor. Será também, segundo se espera, o Tempo da pós-pandemia e o Tempo da expectativa na renovação criadora.
O ano de 2022 será, por isso, o nosso Tempo e o momento de construirmos um futuro Tempo melhor: com arte, com intelecto, com paixão, com a serena esperança da eternidade.
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,
O Taleguinho, projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, celebra 10 anos.
Dona de uma das mais características vozes Portuguesas, é seguida por uma multidão de fãs e esgota todas as salas por onde passa.
Este espetáculo é uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.
Para este Natal a X-Cake tem propostas fora da caixa que vão surpreender os mais clássicos, converter os que "nem gostam de sobremesas" (…)
O UC Exploratório em Coimbra termina o ano com chave de outro! São muitas as propostas que preparou para si.
Após o sucesso dos concertos de celebração dos 30 anos do álbum ‘’Viagens’’ no Porto e em Lisboa, Pedro Abrunhosa traz agora o espetáculo Viagens 3.0 a Coimbra.
Guns N’ Roses de volta a Portugal em 2025? Bilhetes Guns N’ Roses Coimbra
Há vários destaques para o penúltimo dia do festival, 22 de novembro, sexta-feira. A XXX edição do Festival Caminhos do Cinema Português exibe «On Falling»,
A XIV edição da Mostra continua a consolidar a programação artística e a acentuar o seu caráter inovador na dimensão de eventos desta tipologia em