Instituto Pedro Nunes lidera rede de 15 incubadoras ligadas ao espaço

unnamed.jpg

A rede portuguesa de incubadoras associadas ao programa de incubação da Agência Espacial Europeia aumentou de três para 15 organizações.

O Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia (ESA BIC) em Portugal, liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), vai alargar o seu programa a todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, e formar uma rede de 15 incubadoras que vão alavancar projetos de negócio que têm por base tecnologias e dados da indústria espacial.

Carlos Cerqueira, coordenador do ESA Space Solutions Portugal, afirma que “o novo ecossistema espacial em Portugal está em clara fase de crescimento, tendo o ESA BIC Portugal sido o grande impulsionador para o aparecimento de novos produtos e serviços inspirados no espaço”.

Eram três e passam a ser 15 as novas incubadoras que prometem expandir o ecossistema espacial português: IPN Incubadora (Coimbra); UPTEC e CEiiA (Porto e Matosinhos); Startup Braga; Startup Lisboa; SANJOTEC (São João da Madeira); UA Incubator (Aveiro); Startup Madeira (Funchal); PARKUrbis e UBImedical (Covilhã); UALG TEC START (Faro); PACT (Évora); NONAGON, TERINOV e Incuba+ (S. Miguel, Santa Maria e Ilha Terceira, Açores).

O ESA BIC Portugal tem o objetivo de apoiar startups que utilizem dados do espaço ou outra tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços no setor terrestre, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, mas também empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial.

O programa prevê apoiar até 12 empresas nacionais por ano, que contam cada uma com um incentivo financeiro de 50 mil euros e acesso a suporte técnico e de negócio. Está prevista a abertura de um concurso para financiamento das primeiras startups já neste mês de junho.

Nos últimos seis anos, o ESA BIC Portugal incubou 30 empresas, criou mais de 100 novos postos de trabalho e gerou um volume de negócios total de cerca de cinco milhões de euros.

Criada em 2003, a rede europeia ESA BIC conta com mais de 700 startups,

que contribuem para criar milhares de novos empregos. Com mais de 20 centros espalhados em mais de 60 cidades de 17 países europeus, a rede apoia anualmente mais de 170 startups.

COIMBRAEXPLOREComentário