Moinhos da Atalhada em Penacova já recebem turistas!
Depois de vários anos encerrado, o complexo turístico da serra da Atalhada, em Penacova, voltou a receber hóspedes.
Dois dos moinhos de vento, de um conjunto de dez pertença do município, os moinhos “Alfazema” e “Alecrim”, começaram a receber hóspedes neste mês de outubro, após obras de reabilitação.
O Município de Penacova, através da empresa municipal Penaparque, concessionou em junho à empresa Vento Meticuloso o complexo turístico constituído por dez moinhos e um edifício de apoio.
Nos últimos dois meses, a empresa concessionária recuperou dois dos moinhos para alojamento e colocou-os em operação recentemente.
“Estamos a iniciar a operação com dois moinhos. Já estão disponíveis nas plataformas de reservas online e as primeiras impressões são muito positivas”, afirma Paulo Coimbra, que explica os próximos passos deste projeto turístico – “a serra da Atalhada tem uma paisagem fantástica e as pessoas apaixonam-se facilmente por este local. A nossa intenção é avançar gradualmente com a recuperação de mais moinhos e, ao mesmo tempo, com a reabilitação do edifício de apoio que, como é sabido, está abandonado há vários anos. Temos um longo trabalho pela frente, mas acreditamos que este projeto tem tudo para sair vencedor.”
Em paralelo, a autarquia tem vindo a melhorar as infraestruturas que se encontravam degradadas ou inativas há longos anos, sobretudo a iluminação pública, água e acessibilidades. “Era um espaço que estava ao abandono há vários anos e necessitava de uma solução. Julgo que estamos no caminho certo e, gradualmente, a Atalhada vai voltar a ser um destino procurado", afirmou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra, que sublinha a aposta que tem sido feita no turismo - "sempre se disse que Penacova era um município com elevado potencial turístico, mas não se deu o passo em frente, ou seja, não se concretizou com ações concretas. O que estamos a fazer é a fazer isso mesmo, a rentabilizar e a reabilitar os nossos ativos turísticos. Encontrámos uma solução fiável para o hotel de Penacova, adquirido pelo grupo Vila Galé e já em intervenção, valorizámos o património de Lorvão com a abertura de dois centros interpretativos, o do mosteiro e o do palito, recuperámos o parque municipal de campismo de Vila Nova, convertido em parque para autocaravanas e explorado pela empresa francesa Camping-Car, recuperámos a cafetaria da Portela de Oliveira e renovámos o museu do moinho, criámos juntamente com a Mealhada e Mortágua, a marca Mondego-Bussaco, estamos a aguardar o desfecho do processo de classificação da Livraria do Mondego em monumento natural, estamos a dar passos firmes para termos uma nova praia fluvial de bandeira azul, o Cornicovo, no rio Alva e avançámos com a concessão dos moinhos da Atalhada. A nossa ambição não termina por aqui e há outros projetos em carteira porque o turismo é, de facto, um motor da economia nacional e também o pode ser a uma escala mais local”, sublinhou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.
Além dos moinhos “Alfazema” e “Alecrim”, há já um terceiro moinho recuperado, que conserva os utensílios e equipamentos tradicionais utilizados na moagem do cereal.
Na serra da Atalhada existem ainda vários moinhos privados, em bom estado de conservação, alguns deles utilizados também como alojamento local.
O primeiro espetáculo em terras lusas acontece a 10 de dezembro no CAE, na Figueira da Foz, segue dia 12 para Albufeira (…)
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
Já a pensar na época natalícia que se avizinha, a família Silva trará ao Alma desafios doces e deliciosos para os mais pequenos Chefs Pasteleiros!
O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebra a sua 30.ª edição(…)
A “Abundância e fome na prosa de Irene Lisboa” é tema que Isabel Drumond Braga vai levar para este “Sabores da Escrita”.
Dois anos depois da sua primeira edição, o ciclo Afro-Portugal está de regresso a Coimbra, com uma equipa alargada de curadoras/es,
Sérgio Godinho, Hélder Bruno, João Baião, “Esperando Godot”, Camané&Mário Laginha, “In The Mood For Christmas” pela Glenn Miller Orchestra (...)
No Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, são programados filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos(...)
O Festival Lux Interior é um projeto da editora Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar
Todos os destaques de concertos para 2025 em Coimbra. Vê tudo na agenda de concertos na Coimbraexplore
A cidade de Coimbra prepara-se para receber a Conferência People-Centered 2024, um evento pioneiro que irá reunir líderes,(...)
O estúdio THE FIRST WELLNESS & BOOTCAMP está a organizar um evento de Fitness que irá decorrer no dia 29 de Setembro de 2024,
A nova temporada do TCSB abre com um ciclo de dois cine-concertos ao ar livre, nas primeiras quintas-feiras de Setembro.
O ciclo de showcases semanais, que acontecem no Café Concerto Coimbra, com curadoria da Blue House e coprodução do Convento São Francisco,
O Projeto foi desenvolvido na rede pública de jardins de infância de Coimbra entre 2023 e 2024, envolveu 48 turmas de 31 jardins de infância
O Verão, que tanto ansiamos ao longo do ano, finalmente chegou. Os miúdos entram de férias, os dias tornam-se mais longos e leves e a cidade fica, naturalmente, mais calma.
O Teatrão procura agora pessoas residentes em Coimbra com mais de 14 anos para participar neste espetáculo, quer sejam profissionais, amadores(…)
Caro leitor, trazemos novidades daquelas que são mesmo boas de partilhar e, claro, de saborear. Vamos começar com uma pergunta: é apreciador/a de queijo?
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto:
O Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF) vai receber no próximo sábado, dia 22 de junho, às 17h00, o Concerto de Premiados do IX Coimbra World Piano Meeting,
No Festival vão estar presentes quatro restaurantes – Alfândega Douro, Cufra, Alicantina e Santa Francesinha, todos da cidade do Porto, um deles com estabelecimento aberto em Coimbra.
Assinala-se o Dia da Mãe, com oficinas já na quinta e na sexta-feira e, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus.
Iron Sight é o primeiro confirmado do cartaz do Palco RUC 2024. Natural da Dinamarca, Isak Hansen atua como Iron Sight - o seu projeto a(…)
Nos próximos dias, o Abril Dança Coimbra (ADC) toma conta da Oficina Municipal do Teatro (OMT). No dia 25 de abril, às 21h30, o e(…)
Portátil é uma criação do colectivo Porta dos Fundos, com encenação de Bárbara Duvivier. No elenco conta com os atores Gregorio Duvivier,(…)
A exposição, de entrada gratuita, é apresentada no âmbito da programação do festival Abril Dança Coimbra e pode ser visitada até ao dia 30 de junho,(…)
Thiago Granato é sétimo formador do curso em práticas artísticas Corpo|Território promovido por Linha de Fuga.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.