Maio é mês de celebrar os Museus e há muitas atividades gratuitas programadas

Em maio, a programação do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e do Centro de Arte Contemporânea é composta, como habitual, por atividades, gratuitas, dirigidas ao público escolar.

Assinala-se o Dia da Mãe, com oficinas já na quinta e na sexta-feira e, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus. Nesta data, as entradas são gratuitas e os horários prolongados. Já no dia 24, é inaugurada uma nova exposição com o tema “Formas e Materiais”. No Edifício da Inquisição, já na sexta-feira, dia 3, tem lugar mais uma sessão do ciclo de conversas “Entrelaçando a História e a Ficção”, desta feita com a autora Cecília Abreu. 

Dias 2 e 3 de maio, o MMC assinala o Dia da Mãe com a oficina de escrita criativa e ilustração “Abecedário da mãe”, que decorre no Edifício Chiado, entre as 10h00 às 16h00, destinada ao público pré-escolar, 1º e 2º ciclos e requer inscrição (através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt).

No dia 4 de maio, tem lugar a oficina “Património: Mais vale prevenir do que remediar”, integrada no projeto Casa Adentro, com ponto de encontro no Edifício Chiado. A iniciativa decorre das 11h00 às 12h30 e é destinada a jovens dos 11 aos 14 anos e famílias (em grupos com o máximo de 20 elementos) e reque inscrição para os mesmos contactos. 

A 8 de maio, volta a oficina “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, uma visita encenada à Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, por D. Sesnando Davides, orientada para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos (grupos de 5 a 25 elementos). Requer igualmente inscrição.

A 25 e a 28 de maio, acontece “Coimbra a Brincar’24 no MMC”. A Câmara Municipal de Coimbra é parceira do evento Coimbra a Brincar’24, promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra para celebrar o Dia Internacional do Brincar, que se comemora no dia 28 de maio. O MMC associa-se a este evento, a 25 de maio (sábado), no Edifício Chiado, com um “Jogo gigante”.  Uma proposta lúdico-pedagógica de apresentação do Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto, em que os participantes são os peões do jogo e com o “Quem é quem” da coleção Telo de Morais. Os dois dias desta atividade, que vai decorrer no Edifício Chiado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, têm públicos-alvo diferentes. Assim, a 25 de maio, esta ação é dirigida para famílias (com crianças com idade igual ou inferior a 12 anos) e não requer marcação. A 28 de maio, é orientada para o pré-escolar ao 2º ciclo e requer marcação através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Para o público em geral, já na sexta-feira, dia 3 de maio, tem lugar, no Edifício da Inquisição, às 18h00, mais uma sessão do ciclo de conversas “Entrelaçando a História e a Ficção”. O evento conta com a participação de autores cujas obras exploram os eventos verídicos da história dos judeus, especialmente focados na época da Inquisição e através das quais o público terá a oportunidade exclusiva de explorar os meandros das suas criações literárias, entender a escolha das temáticas e mergulhar nas histórias que unem o passado e a imaginação. sexta-feira será apresentada a obra “Judeus Sefarditas | Fé e Esperança arderam nas fogueiras da Inquisição”, de Cecília Abreu.

Dia 4, 11, 18 e 25 de maio, às 14h30, decorrem visitas acompanhadas à exposição “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta”, pela organização do Anozero | Bienal de Coimbra de 2024, na Sala da Cidade. Requerem marcação através do seguinte formulário: https://forms.gle/2txyCy3qbjxUWoV86.

A 7 de maio, às 10h30, acontece o “Percurso pela desaparecida muralha de Coimbra”. Trata-se de percurso pedonal que ajudará o visitante na perceção da estrutura defensiva medieval da cidade, tendo como ponto de partida a Torre de Almedina. A atividade é destinada aos alunos do secundário e público em geral (grupos de cinco a 25 elementos) e requer inscrição nos contactos habituas. 

A 18 de maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus. O tema deste ano é “Museus para a Educação e a Investigação”. E este ano, a Noite Europeia dos Museus celebra-se também no dia 18 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno. 

Do programa, destaque para a visita dramatizada “O Guarda Chaves sobe à Torre de Almedina”, às 11h00, destinada ao público em geral e crianças maiores de seis anos. No dia 18, a visita à exposição “Judeus de Coimbra” terá uma nova configuração. A visita sai à rua e vai percorrer o espaço urbano, outrora ocupado pelas Judiarias de Coimbra. Terá início, às 15h30, na Rua Corpo de Deus, junto à Rua Visconde da Luz, e termina no Edifício da Inquisição. Já às 22h00, decorre a visita acompanhada à exposição “Nada me seduz tanto como poder parar”, pelo coletivo PESCADA n.5, patente no Edifício Chiado. Por sua vez, no CACC, às 17h00, há a visita acompanhada à exposição “Do lado mais visível das imagens”, pelos curadores José Maçãs de Carvalho e Daniel Madeira. No Dia e Noite dos Museus, a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC, nos respetivos horários, que serão estendidos até às 24h00.

Dia 24 de maio, é inaugurada no Museu Municipal, às 15h00, a exposição “Formas e Materiais”, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que apresenta uma exposição de trabalhos dos seus alunos, desenvolvidos ao longo do ano, no âmbito da licenciatura em Arte e Design. De referir que a exposição "Artbag: ceci n'est pas une boîte-en-valise ou a possibilidade de ser” (Galeria Almedina) termina a 19 de maio. 

No dia 25 de maio (quarto sábado do mês), a entrada é gratuita em todos os núcleos do MMC, nos respetivos horários, promovendo desta forma a acessibilidade a todas as franjas de público, o mesmo acontece no CACC.

COIMBRAEXPLOREComentário