"Farinha & Afeto": pão é vida, sobretudo quando é feito "de verdade"!

Foto: Daniel Mesen (@flybluex)

Pão é vida, sobretudo quando é feito "de verdade". Partimos desta premissa, com a qual o caro leitor deve certamente concordar, para lhe apresentar a Padaria "Farinha & Afeto" que completou, em Julho de 2024, o seu primeiro aniversário. Localizada no número 373 da Rua do Brasil, a história desta pequena e tão familiar padaria começou, em 2018. "Mas se acabou de completar o seu primeiro aniversário, como é que começou em 2018?", questiona desse lado. Pois bem, fique por aí e acompanhe esta história de amor, determinação e empreendedorismo.

Andréia Paiva, natural do Nordeste Brasileiro e formada em Jornalismo e Comunicação decide, em 2018, trocar o Brasil por Coimbra. A ideia inicial, e a do marido, era a de ficarem apenas uma temporada e permitirem-se a uma experiência diferente. Andréia decide tirar um MBA de Marketing na Faculdade de Economia na Universidade de Coimbra. Mas faltava-lhe "qualquer coisa". Com o marido a trabalhar, a filha de 8 anos na escola e com algum tempo livre... Andréia, para se distrair e procurar acalmar um pouco a ansiedade que sentia por estar num novo país, começa a confeccionar o seu próprio pão de massa mãe, algo que já fazia no Brasil, por preocupação com a qualidade do pão que era consumido pela família. Sem adivinhar o sucesso que viria a fazer, começou por partilhar pão e focaccias com os vizinhos e com os colegas da Faculdade. Entretanto, com a Pandemia, as encomendas intensificaram-se e quando se apercebeu já estava a fazer duas fornadas por semana. Apesar da panificação fazer parte da sua vida desde que nasceu, pois é Neta de um Padeiro, Andréia decide aprofundar os seus conhecimentos e inscreve-se num curso de padaria avançada na Escola de Hotelaria das Caldas da Rainha. Recorda esses tempos sem evitar que as lágrimas lhe venham aos olhos. Com o Marido fora, teve de se desdobrar em "muitas Andréias” para não falhar no seu papel de mãe enquanto corria atrás do seu sonho: foram muitos os KM que fez entre Coimbra e as Caldas para frequentar a parte prática do curso e "colocar as mãos na massa". Foi também por essa altura que comprou uma amassadeira e um forno e começou por fazer fornadas semanais para conseguir dar respostas ao número de clientes que aumentava de dia para dia. Depressa percebeu que teria de arranjar um espaço e foi no número 373 da Rua do Brasil que o encontrou.

Mas, afinal, e se ainda não conhece, deve estar a perguntar-se "qual é o segredo do Pão da Andreia?" A Farinha & Afeto não é uma "padaria convencional" pois trabalha com fermentação natural/longa com massa mãe. O pão de fermentação natural é um pão mais saudável e nutritivo com vários benefícios, entre os quais: melhor digestibilidade, menor índice glicêmico, redução de aditivos químicos e maior saciedade. Todos os dias podemos encontrar, na “Farinha & Afeto”, pão integral, semi-integral, trigo com centeio e trigo com sementes. Depois, há sempre algumas surpresas como o pão com abóbora e brioche francês, pão de cereais em forma, pão australiano (cacau, mel e centeio), abóbora com nozes, pão de milho, entre outros. Além dos pães, Andréia e a sua pequena mas unida equipa, presenteiam-nos com deliciosos queques, cookies, focaccia, cuca (massa de brioche com doce de leite e banana e crumble por cima) e pães de queijo.

Foto: Daniel Mesen (@flybluex)

Andréia, uma mulher com as emoções à flor da pele, faz questão de tratar os clientes pelo nome, criou vários laços de amizade através do Pão e tornou a Padaria "Farinha & Afeto" uma espécie de "segunda casa" para todos os que a visitam. Aqui, o pão é de verdade e o amor também. 

Horário: de terça a sexta, das 13:00 às 19:00; sábado, das 10:00 às 14:00.
Contactos: 239 068 640 (rede fixa nacional); 913 658 914 (whatsApp)

Nuvideia

COIMBRAEXPLOREComentário