Em Coimbra... o Natal é no Comércio Local!
Já não dá para ignorar. Num abrir e fechar de olhos já é Natal novamente. E o Natal pode ser, e é, muitas coisas. É amor, partilha, magia e encanto, família reunida, mesa cheia e reencontros. E quase inevitavelmente é também consumismo porque é através dos presentes e lembranças que, nesta época, mostramos afeto pelos que mais amamos.
Então, se vamos comprar presentes porque não comprar no comércio tradicional? Apoiamos pequenos negócios, damos vida à Baixa e ainda é muito melhor em termos de sustentabilidade porque não se coloca a questão de produção em massa. Parece-nos que temos aqui uma “win win situation”. Por isso e porque não queremos que lhe falte nada trazemos um roteiro para um dia perfeito de compras de Natal. Sem confusões, sem correria, sem filas e stress. Não acredita que é possível? Então venha connosco!
O dia é o leitor que escolhe… tanto pode ser um sábado como um dia de semana.
Começamos a tomar um café na esplanada da Briosa e como é Natal e ninguém leva a mal come também um docinho para ganhar energia para as compras.
Café tomado seguimos para a Rua Ferreira Borges para começar as compras. Logo no início da Rua encontra a Lory Kids, uma marca com duas lojas, uma em frente à outra, com roupa infantil dos 0 aos 16 anos. As lojas são multimarca e não vão faltar opções para os mais novos.
Mais à frente encontramos a sempre elegante Loja das Meias Coimbra, também com duas lojas, uma de homem e outra de senhora. Aqui as marcas são os clássicos que dispensam apresentações: Hugo Boss, Paul & Shark, Polo Ralph Lauren, Anna Mora e muitas mais.
Ainda na Rua Ferreira Borges, no número 127, temos uma loja onde vai encontrar os presentes mais tradicionais mas também os mais modernos e originais. Falamos, claro está, da Trouxa Mocha. Calçado, Roupa, acessórios e artigos para casa, tudo produzido em oficinas tradicionais portuguesas.
E se lhe dissermos que poucos passos à frente podem comprar um chapéu numa das lojas mais antigas da Baixa? Falamos da Chapelaria e Camisaria Salgueiro’s, loja com mais de um século e que funcionou sempre no mesmo ramo, a chapelaria. Aqui o leitor vai encontrar camisas nacionais de excelente e inigualável qualidade e, também, os chapéus, boinas e bonés da fábrica mais antiga da Europa.
Ainda nem saímos da Rua Ferreira Borges e já viu quantas opções lhe demos?
Continuamos então para a Visconde da Luz e começamos por uma das lojas com mais pinta da Baixa, a Gang of Four que já dispensa apresentações. Localizada no primeiro andar do número 72 esta é uma loja multimarca de roupa casual onde vai encontrar marcas como: Fred Perry, Levi’s, Obey, Dickies, entre outras.
Poucos passos à frente temos a Sportino. Uma loja que trouxe muita vida à Visconde da Luz pelo seu design diferenciador. Aqui o leitor vai encontrar mais de 100 marcas ao seu dispor onde o calçado desportivo e a roupa casual são protagonistas.
Mas se o leitor não quer roupa, nem calçado mas está à procura de têxteis para o lar não podemos deixar de sugerir a Casa dos Linhos e a Casa dos Enxovais. Ambas na Visconde da Luz e ambas uma referência no comércio tradicional da cidade. Se bem que se falamos de têxteis para o lar temos de dar um salto rápido até à Praça do Comércio e mencionar aquela que será a loja mais antiga da Baixa de Coimbra, a Casa Confiança. Também ela uma referência de qualidade e diversidade de artigos têxteis para o lar.
Mas voltando à Visconde da Luz… O leitor já apreciava uma pausa para uma bebida quentinha, não já? Vamos já tratar disso! Aqui não faltam boas desculpas para a sua pausa. O Kaju, no número 179, a Confeitaria Doce Meu no número 2 e o Centenário Santa Cruz na Praça 8 de Maio.
E pronto, já estamos na Praça 8 de Maio e aqui há vários caminhos que o leitor pode escolher e todos o levam a mais presentes de Natal incríveis.
Se optar por seguir para a Rua da Sofia tem a Loja Cavalinho, a Casa Santa Isabel, uma loja especializada em artigos religiosos e onde vai encontrar os presépios mais bonitos e originais. Ainda na Rua da Sofia e se é do tipo que gosta de oferecer presentes de comer tem a Pastelaria Penta onde encontra os melhores doces e bolos da época. Quem é que resiste a um Bolo Rei ou a uma caixa de broinhas ou velhoses?
Mas se na Praça 8 de Maio optou por seguir pela Rua da Louça ou pela Rua do Corvo também não lhe faltam opções para continuar a comprar bonitas lembranças no comércio tradicional.
A Margem Deuforia por exemplo é uma sapataria com sapatos e carteiras às quais vai ser difícil resistir. Também as emblemáticas sapatarias Caravela, para adulto e criança, são ótimos locais para comprar sapatos de qualidade. Ou ainda a Loja Pedrosa que tem tudo para os Enxovais dos mais pequenos. Mas se o que pretende é oferecer um bom vinho, a loja A Camponeza é o local que procura.
Mas bem, a manhã passou e nem demos por ela. E que tal fazer uma pausa para almoço?! Sugerimos que siga até à zona do Quebra Costas. Aqui não faltam excelentes opções para almoçar e já falámos de algumas delas aqui.
E, já que está no Quebra Costas ainda vamos sugerir mais três locais incríveis para comprar presentes.
A chocolataria Equador onde só o cheiro aquece a alma. A Loja Laboratório Mau Feitio com marcas portuguesas criteriosamente selecionadas pela qualidade e design. Ou ainda a Ilustrações ao Vento onde vai encontrar ilustrações originais que o vão conquistar, não temos dúvidas.
E pronto, as nossas sugestões ficam por aqui porque o dia já vai longo mas fique com a certeza que muito mais haveria para partilhar.
Aceite o nosso convite e este Natal faça as suas compras no comércio tradicional. Aqui um dia de compras pode ser um dia bem passado.
Após o sucesso dos concertos de celebração dos 30 anos do álbum ‘’Viagens’’ no Porto e em Lisboa, Pedro Abrunhosa traz agora o espetáculo Viagens 3.0 a Coimbra.