V Coimbra World Piano Meeting junta uma centena de jovens pianistas de mais de 20 países


V Coimbra World Piano Meeting junta uma centena de jovens pianistas de mais de 20 países. A 5ª Edição decorre entre 1 e 8 de fevereiro. Concerto de Abertura homenageia Beethoven, dia 2 de Fevereiro, no Convento São Francisco (Coimbra).

O “V Coimbra World Piano Meeting” (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra), - evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV) -, irá realizar-se entre os dias 1 e 8 de fevereiro, e terá como palco principal a cidade de Coimbra.

A 5.ª edição vai acolher o maior número de participantes de sempre: mais de 100 inscritos - jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos -, oriundos de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte. O Concerto de Abertura está marcado para dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco (Coimbra) e vai homenagear o compositor Ludwig van Beethoven, no ano de comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão.

Pela sua grande dimensão e duração, o “V Coimbra World Piano Meeting” é considerado um evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas inscritos que representam mais de 20 nacionalidades. O programa também é vasto e, ao longo dos vários dias, decorrerão Masterclasses, diversos Concertos - dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras -, e uma Competição de Piano.

A deslocalização do encontro é outro ponto inovador do certame que, para além de Coimbra, acontece na Figueira da Foz (Prémio Internacional de Piano) e, no Sardoal (Concerto de Jovens Talentos).    

Entre os dias 1 e 8 de fevereiro, os jovens pianistas de todo o mundo vão ter a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Terão ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No fim, será eleito e premiado o melhor dos melhores jovens talentos. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting.

Entre os docentes, conta-se com Makoto Ueno (Universidade de Artes, Kyoto), Ayami Ikeba (Universidade de Música e Artes Performáticas de Graz, Austria), Marilyn Engle (Universidade de Calgary), Aquiles Delle Vigne, Anne Kaasa (Conservatório Nacional de Lisboa), Gianluca Luisi (Conservatorio Giacchino Rossini, Pesaro, Itália), Niklas Pokki (Sibelius Academy, University of the Arts, Helsínquia) e Frank Hsieh (Zhaoqing University School of Music, Guangdong, China).

COIMBRAEXPLOREComentário