Viva Coimbra! Conheça a cidade pelos olhos da publicitária Liana Barros Daiha

Com quase 14 mil seguidores no instagram, a página Viva Coimbra apresenta-nos a "cidade dos estudantes" pelos olhos da publicitária Liana Barros Daiha. Mas, afinal, quem é a Liana? Como surgiu em 2017, numa altura em que o instagram ainda não tinha a expressão que tem hoje, a ideia de criar o "Viva Coimbra"? Foi isso que fomos descobrir conversando, pessoalmente, com a pró-ativa e dinâmica Liana. 

Liana e o marido, Nelson, ambos de Salvador da Bahia - Brasil, sempre tiveram vontade de viver uma temporada fora, mas Portugal nunca tinha sido uma hipótese. Até que, em 2016, um primo de Liana - já a viver em Coimbra - os desafiou a virem conhecer a cidade. Assim foi. Vieram com o filho, na altura com 10 anos, e apaixonaram-se imediatamente. Dos três, Liana foi a que ficou mais encantada e maravilhada, sentido que pertencia a "este lugar". Assim, naquele mesmo ano, e como motivação inicial o curso de mestrado e doutoramento na UC por parte do marido Nelson, trocaram a "cidade grande" de Salvador pela "pequena cidade" de Coimbra, em Portugal. Em Coimbra, Liana encontrou qualidade de vida, segurança e uma tranquilidade que não tinha no Brasil: "aqui, posso fazer tudo a pé, caminhar pela cidade com o telemóvel na mão, uma cidade fácil de explorar", e admite que já não conseguiria viver numa cidade grande. 

Mas, afinal, como surgiu a ideia de criar o "Viva Coimbra"? Liana, apesar de trabalhar como Designer de Interiores antes de se mudar para Portugal, é formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade. Apesar de distintas, sempre foi apaixonada por estas duas áreas: comunicação/marketing e arquitetura/design de interiores. Quando chegou a Coimbra, há 8 anos atrás, não existiam os canais de comunicação que existem, hoje, nas redes sociais e nem os pequenos negócios utilizavam o instagram como uma ferramenta de comunicação e publicidade, ou seja, Liana sentia muita dificuldade em encontrar informações sobre a cidade: eventos, atividades, restaurantes... Assim, começou por, ela própria, de uma forma muito espontânea e natural, partilhar nas suas redes pessoais aquilo que ia descobrindo sobre a sua nova cidade. Na época, o Snapchat era a rede social mais utilizada e foi lá que Liana encontrou uma comunidade de brasileiros que viviam fora, em vários países da Europa, e partilhavam, entre si, curiosidades sobre as cidades em que viviam. Até que surgiu a dinâmica "50 factos sobre a cidade onde eu moro" onde Liana se destacou pelos conteúdos dinâmicos e criativos que criou e partilhou sobre Coimbra. Os amigos, bons amigos, começaram a incentivá-la a criar uma página no instagram, onde pudesse dar continuidade àquele trabalho e, inclusive, criaram-lhe o logotipo "Viva Coimbra", inspirado nas cores, amarelo e roxo, da bandeira da cidade. E é ali no @vivacoimbra que, desde então, Liana partilha de uma forma muito honesta, simples e despretensiosa, aquilo que Coimbra tem para oferecer. Ao mesmo tempo, em 2018/2019, Liana frequentou uma pós graduação em marketing digital na FEUC, de forma a aprofundar os seus conhecimentos nessa área específica. 

O Viva Coimbra não é, nem pretende ser, a sua principal fonte de rendimento porque, apesar de adorar criar conteúdos, Liana admite não ter a "veia comercial" necessária para que isso fosse possível. E, é por isso, que todos os conteúdos que partilha são conteúdos "de verdade", recusando-se a fazer parcerias com marcas ou produtos com os quais não se identifica. Além dos eventos e dos restaurantes, os conteúdos que mais gosta de partilhar são os "espaços secretos" que Coimbra esconde como, por exemplo, uma pequena mata, de acesso público, que existe perto da Casa do Pessoal dos HUC, onde encontra paz e silêncio, e que muitos desconhecem. Também não esconde uma perdição pelas fachadas dos prédios com que se cruza, diariamente. Vantagens de quem só anda a pé e aprecia, com calma e tranquilidade, os espaços envolventes. E são várias as mensagens que Liana recebe, de Conimbricenses, a agradecer as partilhas bonitas sobre a cidade, levando muitos a encantarem-se, novamente, por ela. 

Quem vê a Liana nas redes sociais não imagina a pessoa discreta e reservada que é no seu dia a dia. Mas, Liana reconhece que é importante dar a cara e humanizar a página pois, quem está do outro lado do ecrã, gosta de ver um "rosto familiar". Mais recentemente criou a série "Viva as Mulheres de Coimbra", em parceria com a empresa flybluex (fotografia e vídeo), em que deu a conhecer dez mulheres empreendedoras e de sucesso, brasileiras e portuguesas, da cidade de Coimbra, passando pelas mais diversas áreas. E muitos mais são os projetos que Liana, também ela uma Mulher empreendedora e de sucesso, espera colocar em prática sempre com o intuito de enaltecer tudo aquilo que a "Sua cidade" tem para oferecer. Sempre com o apoio incondicional do marido, Nelson e do filho, agora já com 18 anos, um Jovem Universitário.

NUVIDEIA

COIMBRAEXPLOREComentário