O tema da assombração estará no centro do nosso trabalho: quais são as narrativas enterradas, as histórias-fantasma que as nossas narrações dominantes nos impedem de ouvir? À medida que o nosso presente ganha fissuras, as grandes narrativas que ainda ontem nos sustentavam revelam hoje a sua obsolescência. A partir destas falhas, hoje inegáveis, reaparecem as narrativas minoritárias, inaudíveis e invisíveis, voltando para nos assombrar. Como é que estas histórias fizeram para sobreviver ao silêncio, para se tornarem estas centelhas precárias, mas bem vivazes, que assombram agora as nossas memórias, os nossos sonhos, e nos recordam os tremores da nossa humanidade? Como é que podemos escutá-las, pormo-nos ao seu serviço, disponibilizarmo-nos para a sua continuação? Que mecanismos devem ser concebidos para que estas recriações possam ser efetuadas? Em que condições podemos aprender com elas? A partir de relatos contemporâneos, reais e ficcionais, e da sua reconstituição, procuraremos compreender as condições de recriação e releitura dos acontecimentos, para que da sua reativação surjam novas versões, menos polarizadas, capazes de abrir caminho a uma zona intermédia, de perturbação, onde outras formas de coexistência se revelem possíveis.
Anne-Cécile Vandalem atriz, escritora e realizadora belga. Depois de estudar representação no Conservatório Real de Liège, Anne-Cécile Vandalem iniciou a sua carreira de atriz com vários encenadores e coletivos de teatro belgas. Foi em 2003 que iniciou o seu trabalho de escrita dramática com Zaï Zaï Zaï (2003), seguido de Hansel et Gretel (2005). Desde então, a ficção tornou-se a forma preferida da autora. De 2008 a 2013, lançou-se na escrita e direção de uma trilogia sobre o tema da habitação, vista como o lugar de confinamento e isolamento através do qual e com o qual tudo acontece. Partindo de universos ultrarrealistas, definiu o quadro de tragédias domésticas ao mesmo tempo individuais com (Self) Service (2008), familiares em Habit(u)ation (2011) e coletivas com After the Walls (Utopia) (2013). Paralelamente a esta trilogia, criou Michel Dupont, réinventer le contraire du monde, uma fábula sonora para adultos e adolescentes. Em 2014, Anne-Cécile Vandalem começou a explorar as modalidades da postura e da impostura. Questionou na sua escrita a capacidade de ação e de transformação da realidade do sujeito/indivíduo nas diferentes esferas da sociedade e abordou a questão do desvelamento e da fragilidade como postura honesta e/ou estratégica. Criou três dispositivos: Still too sad to tell you (instalação vídeo), Que puis-je faire pour vous? (projeto no espaço público) e Looking for dystopia (obra multimédia). Seguiu-se Tristesses, a primeira parte de uma trilogia sobre os grandes fracassos da humanidade, estreada no Festival de Avignon de 2016. Tristesses é um espetáculo que alia teatro, cinema e música, e que lhe valeu o prémio de melhor espetáculo no Prix du Théâtre de 2016 (BE), o prémio de melhor espetáculo estrangeiro no Prix de la Critique de 2018 (FR) e o prémio de autora de “espetáculo vivo” da SACD (BE). Arctique, a segunda parte desta trilogia, foi apresentada na 72ª edição do Festival de Avignon. A meio-caminho entre o teatro, o cinema e a música, este espetáculo é um thriller que tem como pano de fundo o aquecimento global. Kingdom, a última parte da trilogia, estreou no Festival de Avignon em julho de 2021. Anne-Cécile Vandalem também trabalha no estrangeiro, nomeadamente na Schaubühne de Berlim (AL), onde criou Die Anderen (2019). Em 2024, Anne-Cécile iniciou um novo ciclo de criações, Des mondes hantés, de onde sairão os próximos espetáculos, La Fête e Tremblements. Anne-Cécile Vandalem está também a trabalhar na adaptação de uma das suas peças para o cinema.
A École des Maîtres é um dos mais importantes projetos internacionais de formação teatral avançada, idealizado por Franco Quadri em 1990. Desde 2019, é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. A edição deste ano decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar jovens artistas europeus (com idades entre os 24 e os 35 anos), oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. A edição de 2024 da École des Maîtres é dirigida pela atriz, autora e encenadora belga Anne-Cécile Vandalem e o workshop que dá início ao projeto intitula-se Assombrações, rituais, legados e transmissões.
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida.
De 15 de novembro a 2 de janeiro 2025, a Magic Land está de regresso à cidade de Coimbra, com muita animação de Natal.
Este ano, a Feira das Colheitas da instituição vai ter lugar no dia 13 de novembro, entre as 10H30 e as 15H30, no Picadeiro da Quinta da Conraria.
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O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebra a sua 30.ª edição(…)
A “Abundância e fome na prosa de Irene Lisboa” é tema que Isabel Drumond Braga vai levar para este “Sabores da Escrita”.
Dois anos depois da sua primeira edição, o ciclo Afro-Portugal está de regresso a Coimbra, com uma equipa alargada de curadoras/es,
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No Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, são programados filmes de diferentes géneros e estilos cinematográficos(...)
O Festival Lux Interior é um projeto da editora Lux Records que pretende promover os artistas do seu catálogo, e imortalizar
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O estúdio THE FIRST WELLNESS & BOOTCAMP está a organizar um evento de Fitness que irá decorrer no dia 29 de Setembro de 2024,
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O ciclo de showcases semanais, que acontecem no Café Concerto Coimbra, com curadoria da Blue House e coprodução do Convento São Francisco,
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O Verão, que tanto ansiamos ao longo do ano, finalmente chegou. Os miúdos entram de férias, os dias tornam-se mais longos e leves e a cidade fica, naturalmente, mais calma.
O Teatrão procura agora pessoas residentes em Coimbra com mais de 14 anos para participar neste espetáculo, quer sejam profissionais, amadores(…)
Caro leitor, trazemos novidades daquelas que são mesmo boas de partilhar e, claro, de saborear. Vamos começar com uma pergunta: é apreciador/a de queijo?
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto:
O Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF) vai receber no próximo sábado, dia 22 de junho, às 17h00, o Concerto de Premiados do IX Coimbra World Piano Meeting,
No Festival vão estar presentes quatro restaurantes – Alfândega Douro, Cufra, Alicantina e Santa Francesinha, todos da cidade do Porto, um deles com estabelecimento aberto em Coimbra.
Assinala-se o Dia da Mãe, com oficinas já na quinta e na sexta-feira e, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus.
Iron Sight é o primeiro confirmado do cartaz do Palco RUC 2024. Natural da Dinamarca, Isak Hansen atua como Iron Sight - o seu projeto a(…)
Nos próximos dias, o Abril Dança Coimbra (ADC) toma conta da Oficina Municipal do Teatro (OMT). No dia 25 de abril, às 21h30, o e(…)
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A exposição, de entrada gratuita, é apresentada no âmbito da programação do festival Abril Dança Coimbra e pode ser visitada até ao dia 30 de junho,(…)
Thiago Granato é sétimo formador do curso em práticas artísticas Corpo|Território promovido por Linha de Fuga.
Programação inclui aulas em grupo, assim como sessões particulares no íntimo Jardim Japonês do Quinta das Lágrimas.
O primeiro espetáculo em terras lusas acontece a 10 de dezembro no CAE, na Figueira da Foz, segue dia 12 para Albufeira (…)