“CATRAIA” anima a Praia da Tocha até domingo

A Catraia trata-se de uma iniciativa que tem lugar na Praia da Tocha entre os dias 22 e 30 de agosto, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, Junta de Freguesia da Tocha, INOVA - EM e Associação de Moradores da Praia da Tocha.

"Andar à catraia" significa, na gíria da região, o ato de caminhar à beira mar em busca de materiais trazidos pelas ondas, com o fim de os reutilizar. No passado, esta prática servia as necessidades da população, que procurava junto ao mar objetos que pudessem ser úteis, refletindo tempos de grande escassez, mas que, no fundo, definiam comportamentos e estilos de vida mais ecológicos do que os de hoje.

Perante a crise de poluição marinha com que nos confrontamos atualmente, o evento pretende recuperar a expressão e criar uma nova geração de gente que “anda à catraia”, trazendo um exercício de consciencialização ambiental através da arte.

A edição de 2020 conta com um programa adaptado à situação de pandemia, privilegiando a arte urbana, cinema e oficinas para crianças e adultos. A dar cor às paredes poderão encontrar os artistas Espirro, Gustavo Brado e Tiago Dinis; no cinema na capela haverá a performance musical "Catraia", por João Toscano e Vasco Faim, e serão exibidos os 5 episódios da série documental "É p’ra amanhã”, que revela projetos nacionais que trabalham para construir um futuro mais sustentável nas áreas da alimentação, energia, mobilidade, economia, política e educação.

No Largo da Fonte poderão encontrar um mercadinho de produtos locais e sustentáveis, bem como as instalações "Monstro da Praia da Tocha" do artista plástico Nicdealm e "Lixofone" de Gabriel Salvador e Daniel Lopes, um instrumento musical que tira partido das novas tecnologias para dar nova vida ao lixo da nossa costa.

Por fim, o evento traz oficinas gratuitas e com inscrições limitadas: um batismo de surf e de bodyboard promovidos pela Ticket2surf e Associação Bodyboard Palheiros da Tocha (ABPT), respetivamente, aulas de yoga para crianças e para adultos, o projeto Terra Educa, um safari de exploração de camarinhas e uma oficina de costura upcycling.

Para segurança de todos, as atividades carecem de inscrição prévia através da página de Facebook e é exigido o cumprimento das normas da Direção Geral da Saúde (DGS).

 

COIMBRAEXPLOREComentário