Ciclo "As Guitarras Não Têm Saudade" está de regresso com João Alegria, Norberto Lobo e Paolo Angeli

Ciclo dedicado às possibilidades criativas dos instrumentos de cordas, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, está de regresso, em novembro, com espetáculo de encerramento no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. 

Desde 2017 que o ciclo As Guitarras Não Têm Saudade procura traçar a ligação entre a vibração dos instrumentos de cordas e as emoções que estes suscitam, questionando se também eles as sentem. O programa deste ano ressoa por vários espaços ao longo de três sábados do mês de novembro, com concertos intimistas na Casa das Artes Bissaya Barreto, na Casa Museu Bissaya Barreto e na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.


João Alegria, guitarrista lisboeta, abre o ciclo no dia 11 de novembro, às 18H00, num concerto na cave da nova Casa das Artes Bissaya Barreto, junto às Escadas Monumentais. Alegria cria peças de natureza imersiva num discurso livre e improvisado pautado por paisagens drone. Em janeiro deste ano fundou a editora Veia Records, com o lançamento do seu mais recente álbum “XXVII”. 


Norberto Lobo, considerado um dos melhores guitarristas portugueses da sua geração, atua no dia 18 de novembro, às 18H00, na Casa Museu Bissaya Barreto. Curvado sobre a guitarra, admira a relação de fisicalidade com o instrumento, e usa os pedais para expandir essa conexão. Estreou-se com "Mudar de Bina", em 2007, em homenagem a Carlos Paredes. Desde então, gravou outros seis discos – “Pata Lenta” (2009), “Fala Mansa” (2011) e “Mel Azul” (2012), editados pela portuguesa Mbari; e “Fornalha” (2014), “Muxama” (2016) e “Estrela” (2018).


O italiano Paolo Angeli é dono de uma guitarra tradicional da Sardenha, modificada com cordas adicionais, pedais mecânicos, martelos e outros elementos. Um instrumento pouco convencional com que Angeli produz música que se situa entre o free jazz, o pós-folk e o noise. Angeli desenvolve desde o início do seu percurso uma pesquisa e um repertório à volta do folclore mediterrânico. Em maio deste ano, editou “Níjar”, uma banda sonora imaginária para a peça de teatro “Bodas de Sangre”, escrita pelo notável poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Encerra o ciclo com um concerto na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, no dia 25 de novembro às 18H00.


A programação do ciclo fica completa com duas Matinées especiais na cave da Casa das Artes Bissaya Barreto. Na sexta-feira, dia 10 de novembro, Bunny O’Williams apresenta um DJ Set dedicado às guitarras, entre as 18H00 e as 21H00. Duas semanas depois, no dia 24 de novembro, é a vez de Rui Ferreira, o fundador da editora Lux Records, abrir a sua mala de discos, à mesma hora.


Programa do Ciclo As Guitarras Não Têm Saudade:

11 NOV - João Alegria na cave da Casa das Artes Bissaya Barreto

18 NOV - Norberto Lobo na Casa Museu Bissaya Barreto

25 NOV -Paolo Angeli na Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra 

Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira da Casa das Artes Bissaya Barreto e na plataforma online Ticketline (links acima).

COIMBRAEXPLOREComentário