Portugal dos Pequenitos: o mais antigo parque temático português

Foto de João Marta Sanfins na Unsplash
“Tudo é minúsculo para nós - mas grande para as crianças - e tudo é verdadeiro”. Afirmou o Médico e Professor Bissaya Barreto, ilustre figura da nossa cidade que, no âmbito da sua ação em defesa da criança, idealizou o Portugal dos Pequenitos. O arquitecto responsável pelo projeto foi Cassiano Branco, um dos maiores nomes da arquitectura moderna portuguesa. Em 1940 era então inaugurado o Portugal dos Pequenitos, considerado o primeiro parque temático do país.
Apesar de ser um parque-jardim lúdico-pedagógico destinado às Crianças, a verdade é que ninguém fica indiferente a este que será, acreditamos nós, um dos locais turísticos mais visitado de Coimbra. Ali chegam pessoas dos vários cantos do país e do mundo. Excursões de turistas, excursões escolares, famílias inteiras ou grupos de amigos com crianças... o Portugal dos Pequenitos move multidões e vamos perceber porquê.
A magia deste parque está nas construções, em escala reduzida, de monumentos e de outros elementos da cultura do Património português e do mundo, o que torna mais fácil e simples explicar “aos miúdos” a “nossa” história enquanto nós, “os graúdos”, recordamos a alegria e o encanto de se ser criança.
O Parque está dividido por várias áreas temáticas, vamos espreitá-las!
A área das “Casas Regionais Portuguesas” foi a primeira a ser construída e é, pelas suas características, uma das zonas mais apreciadas pelas crianças. O moinho, as alminhas, o solar, a capela são alguns dos elementos que tão bem representam as nossas aldeias. “Esta área é, por excelência, uma mostra da riqueza da arquitetura tradicional portuguesa, de norte a sul do país”. Destacamos ainda a referência ao Primeiro Rei de Portugal com a presença de uma estátua de D. Afonso Henriques.
Das Casas Regionais passamos para “Coimbra”. É cenário dos mais emblemáticos monumentos da cidade, “cidade guardiã” da língua portuguesa através da Universidade - também ali representado em escala reduzida.
Em “Portugal Monumental” descobrimos outros dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, como por exemplo o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra, a Igreja dos Clérigos do Porto, o Castelo de Guimarães, o Convento de Tomar, entre outros.
Na área “Portugal Insular”, chegamos às nossas maravilhosas Ilhas: Açores e Madeira. Aqui exploram-se dois grandes pavilhões construídos com pormenores dos mais emblemáticos monumentos localizados nas Ilhas, rodeados por grandes lagos que ilustram o Oceano Atlântico.
Por fim, “Além-Mar” é a área que representa a memória viva da presença portuguesa no mundo. Composta por pavilhões temáticos que representam os atuais países de expressão portuguesa como o Brasil, Macau, Índia e Timor expondo peças representativas da fauna, flora, etnografia, artesanato e utensílios de uso diário de cada país.
Imperdível é também a visita ao Museu do Traje onde estão expostas cerca de 300 peças, também elas em miniatura, que representam a evolução do traje ao longo dos tempos. Todos estes trabalhos foram executados à mão, na década de 50 do séc. XX e oferecidos ao Portugal dos Pequenitos.
O Portugal dos Pequenitos assume-se como um “retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo”, um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos que tem atravessado gerações.
O evento contará com duas modalidades – uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km – com partida e chegada na Praça da Canção, em Coimbra.
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses Táxi, Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Aggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose,
A funcionar desde 1942, o Mercado do Calhabé é uma referência para quem gosta de comprar a agricultores locais e valoriza produtos biológicos.
A quarta edição do 231 Fest – festival da Juventude da Mealhada tem como cabeças de cartaz Lon3r Johny, Dillaz, VSP AST e DJ Shannon Booth.
No dia 13 de março de 2025, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A Queima das Fitas de Coimbra 2025 promete mais uma edição inesquecível, e os primeiros artistas anunciados já estão a gerar grande entusiasmo.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Um “concerto” de ilusões com algumas das melhores e mais memoráveis criações, e recriações, de Luís de Matos nos últimos anos.
Os Peste & Sida tocaram, pela primeira vez, a 11 de julho de 1986, em Odivelas, na eliminatória de um concurso de jovens bandas da Festa do Avante.
A Casa dos Cogumelos foi construída nos anos 1960 como residência de férias e recentemente restaurada para oferecer um alojamento de luxo.
Com quatro sessões presenciais e dois webinars, que irão decorrer em Coimbra, Porto, Caldas da Rainha e Lisboa, este novo ciclo temático pretende(…)
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda irão realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, com a próxima edição agendada para 9 de fevereiro, das 10h00 às 17h00.
Saiba todos os destaques agendados para o mês de fevereiro no UC Exploratório.
Porque muitas são as histórias de amor que começam à volta de uma mesa... começamos por sugerir que partilhem um delicioso Brunch no "Hey, Sunday",
Ambas as noites contam com convidados especiais que irão juntar-se ao trio em palco para revisitar a sua discografia, tornando estas atuações verdadeiramente únicas.
A XIV edição da Mostra continua a consolidar a programação artística e a acentuar o seu caráter inovador na dimensão de eventos desta tipologia em
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,
O Taleguinho, projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, celebra 10 anos.
Dona de uma das mais características vozes Portuguesas, é seguida por uma multidão de fãs e esgota todas as salas por onde passa.
Este espetáculo é uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.
Para este Natal a X-Cake tem propostas fora da caixa que vão surpreender os mais clássicos, converter os que "nem gostam de sobremesas" (…)
O UC Exploratório em Coimbra termina o ano com chave de outro! São muitas as propostas que preparou para si.
Após o sucesso dos concertos de celebração dos 30 anos do álbum ‘’Viagens’’ no Porto e em Lisboa, Pedro Abrunhosa traz agora o espetáculo Viagens 3.0 a Coimbra.
Guns N’ Roses de volta a Portugal em 2025? Bilhetes Guns N’ Roses Coimbra
Fica o convite para que todos possam conhecer algumas das imagens mais impactantes recolhidas pelo Hubble e testemunhar a história espacial(…)