Conheça o Mercado Municipal D. Pedro V em Coimbra!

Aqui é mesmo caso para dizer, “quem te viu e quem te vê”. O Mercado Municipal D. Pedro V está de cara nova. A alma é a mesma, as cores, os cheiros, as pessoas, o pregão... isso mantém-se tudo, mas, agora, há uma nova Praça de Restauração no 1º piso do Mercado.  

A ideia era atrair mais pessoas e dar novas dinâmicas ao mercado e, parece-nos, a missão foi concluída com sucesso.

“O novo espaço concentra 12 fornecedores de refeições e a oferta é muita e diversificada: um serviço de takeaway, uma cafetaria e doçaria, uma gelataria, um espaço com frutas e sumos, outro com crepes e waffles,o pátio dos cocktails, uma cervejaria, uma taberna de vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco, carnes e hambúrgueres.”

É mesmo para agradar a todos os gostos e a diferentes gerações.

Não sei se o leitor tem ou alguma vez teve o hábito de fazer compras no mercado, mas, esta que vos escreve, já compra no mercado há alguns anos e, digo-vos, agora as compras no mercado são bem mais agradáveis.

Se é do espaço que está mais amplo e moderno, se é da possibilidade de poder almoçar ou lanchar ou simplesmente fazer uma pausa durante as compras num sítio agradável, não sei. O que sei é que alguma coisa mudou para melhor, na minha opinião, para muito melhor.

Quem entra no Mercado pelo rés-do-chão e vê aquela deliciosa confusão de cores, o amontoado de caixas com os legumes mais frescos das hortas das senhoras que ali vendem, algumas delas há mais de 40 anos, os baldes com as flores do campo, as senhoras, “oh menina, hoje não leva nada meu?”, não imagina que no piso 1 vai encontrar uma praça de restauração tão apetecível. Consegue imaginar a agradável surpresa dos turistas que encontram um local tão agradável para descansar e fazer uma refeição em pleno centro histórico?

Acho que já deu para perceber que estou rendida… porém, o que eu quero é que o leitor vá e comprove por si.

Mas continuando que ainda há muito para partilhar, no piso 1 vai poder encontrar também o mercado do peixe, lojas de vestuário, uma queijaria e bancas de fruta.

No sentido de atrair novas dinâmicas e novos públicos ao centro histórico, na galeria por cima do mercado do peixe está um serviço de atendimento ao público da câmara municipal.

Mas desengane-se se pensa que a oferta fica por aqui. No Mercado todas as segundas-feiras das 21h às 24h são quizz night com o Dr. Why. Também as sextas-feiras são cheias de vida no mercado, são noites de Fado. Ora diga lá, há melhor do que terminar a semana a jantar no mercado e a ouvir fado?

Como já deu para perceber, a oferta é muita e diversificada. Aceite então o nosso convite e vá redescobrir o mercado da nossa cidade. A alma é a mesma, o cheiro e as cores poderão ser os que guarda na memória mas, garantimos, muita coisa mudou e, para melhor, no Mercado Municipal D. Pedro V.

COIMBRAEXPLOREComentário