"Histórias das Gentes da Baixa de Coimbra" por Nuvideia. Capítulo 2: Luís Filipe Carvalho, Loja das Meias Coimbra
Foi há dez anos atrás que tivemos o privilégio de conversar com o Sr. Cândido Santos Carvalho, proprietário da distinta Loja das Meias Coimbra. Connosco partilhou as seguintes palavras:“Sinto-me realizado com a minha profissão”. Quantos de nós teremos tamanha sorte, a de dedicar uma vida inteira a uma atividade que se ama?
Quem conheceu o Sr. Carvalho e quem conhece o filho, Luís Filipe Carvalho, rapidamente percebe que a amabilidade, a educação e o cuidado no trato são valores que estão bem presentes na família.
Foi em 1961 que a Loja das Meias Coimbra revolucionou a moda e a elegância na cidade, tendo sido pioneira no conceito de pronto a vestir. Enquanto proprietário do estabelecimento, o Sr. Carvalho teve a oportunidade de viajar e visitar cidades como Paris, Londres e Bruxelas, apercebendo-se do que se fazia no mundo da moda. Começou a importar grandes marcas, como Burberry, e o negócio prosperou.
Luís Filipe, jovem adolescente na época, já acompanhava os pais no trabalho, sobretudo nas férias escolares. Foi, naturalmente, adquirindo o gosto pela atividade e com 18 anos ali se fixou. Desde então, terão sido poucas as vezes que o Luís Filipe se ausentou das lojas. Quando questionado sobre a dificuldade que tem em “deixar” a Loja das Meias Coimbra, mesmo em detrimento de umas merecidas férias, explica-nos que é o gosto pelo que faz, o convívio com os funcionários, com os clientes que se tornam amigos que não o permitem “afastar-se”.

Sara Araújo (NUVIDEIA), Luís Filipe Carvalho (Loja das Meias Coimbra) e Ana Filipa Fonte (NUVIDEIA)
Sendo um “Homem da Baixa”, vive os seus "altos e baixos". Lembrando os "melhores anos" da Baixa de Coimbra, destaca a época em que ali cortaram o trânsito e os anos em que o Hospital da Universidade de Coimbra estava localizado na Alta da cidade. O facto de existirem muitos Consultórios Médicos localizados na Baixa também contribuía para o fluxo de pessoas que circulavam por ali.
O aparecimento dos centros comerciais veio alterar o funcionamento do mercado. As pessoas deixaram de se deslocar tanto ao comércio tradicional que, por sua vez, envelhecia. Muitos comerciantes não tinham quem desse continuidade aos negócios, acabando por fechar muitas portas, explica. Hoje considera que o trânsito da cidade não flui na direção da Baixa, antes pelo contrário.
Contudo, acredita que a dedicação diária dos proprietários e colaboradores dos comércios tradicionais e as relações que se criam com os clientes, contribuem para manter vivo o comércio tradicional e de proximidade.
E é evidente a dedicação que, tanto os Colaboradores como Luís Filipe e a esposa, Luísa, têm em manter a Loja das Meias Coimbra como um exemplo daquilo que deve ser e caracterizar o comércio tradicional. Revela-se na preocupação em estar permanentemente atualizados sobre as marcas de roupa que estão melhor posicionadas no mercado europeu e em trazê-las para as Lojas, no atendimento personalizado com que recebem os clientes, nas montras que estão sempre impecavelmente bonitas e atrativas e nos prédios, onde estão localizadas as lojas, sempre limpos, cuidados e arranjados.
Em 2021, a Loja das Meias Coimbra foi reconhecida como “Comércio Com História”. “Foi um reconhecimento destes anos que aqui estamos e procuramos fazer o melhor pela cidade”, afirma. Quando questionado sobre o que deseja para o futuro da Baixa, não hesita em responder: “Gostava que a baixa se revitalizasse. Que abrissem mais lojas de qualidade, porque trariam mais pessoas à baixa”, conclui.

Rubrica criada pela Empresa de Gestão de Redes Sociais “Nuvideia Comunicação e Imagem”, pertencente a Ana Filipa Fonte e Sara Reis, com o objetivo de recordar os Comerciantes da
Baixa de Coimbra e atrair mais pessoas àquela zona da Cidade e ao Comércio Tradicional e Local.
Instagram: @nuvideia | E-mail: nuvideia@gmail.com
O projeto Tipos de Coimbra, dedicado à salvaguarda, resgate e preservação de letreiros publicitários com valor histórico e relevância para a memória coletiva da cidade,
Este festival não é apenas sobre sentir-se bem; também apoia uma causa solidária.
É nesta multiplicidade de movimentos e intérpretes que a primavera e a dança chegam a Coimbra, com propostas entre o experimental e o mainstream, com projetos de comunidade ou de inclusão.
Estas sete novas confirmações juntam-se aos portugueses Táxi, Mão Morta, MARTA REN, Maquina, Aggressive Girls e The Pages, aos espanhóis Biznaga, ao belga Landrose,
A funcionar desde 1942, o Mercado do Calhabé é uma referência para quem gosta de comprar a agricultores locais e valoriza produtos biológicos.
A quarta edição do 231 Fest – festival da Juventude da Mealhada tem como cabeças de cartaz Lon3r Johny, Dillaz, VSP AST e DJ Shannon Booth.
No dia 13 de março de 2025, quinta-feira, às 12h00, no UC Exploratório, será inaugurada a próxima grande exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
A Queima das Fitas de Coimbra 2025 promete mais uma edição inesquecível, e os primeiros artistas anunciados já estão a gerar grande entusiasmo.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Um “concerto” de ilusões com algumas das melhores e mais memoráveis criações, e recriações, de Luís de Matos nos últimos anos.
Os Peste & Sida tocaram, pela primeira vez, a 11 de julho de 1986, em Odivelas, na eliminatória de um concurso de jovens bandas da Festa do Avante.
A Casa dos Cogumelos foi construída nos anos 1960 como residência de férias e recentemente restaurada para oferecer um alojamento de luxo.
Com quatro sessões presenciais e dois webinars, que irão decorrer em Coimbra, Porto, Caldas da Rainha e Lisboa, este novo ciclo temático pretende(…)
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda irão realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, com a próxima edição agendada para 9 de fevereiro, das 10h00 às 17h00.
Saiba todos os destaques agendados para o mês de fevereiro no UC Exploratório.
Porque muitas são as histórias de amor que começam à volta de uma mesa... começamos por sugerir que partilhem um delicioso Brunch no "Hey, Sunday",
Ambas as noites contam com convidados especiais que irão juntar-se ao trio em palco para revisitar a sua discografia, tornando estas atuações verdadeiramente únicas.
A XIV edição da Mostra continua a consolidar a programação artística e a acentuar o seu caráter inovador na dimensão de eventos desta tipologia em
Esta quarta-feira, 15 de janeiro, das 18h00 às 19h00, voltamos a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores,
O Taleguinho, projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, celebra 10 anos.
Dona de uma das mais características vozes Portuguesas, é seguida por uma multidão de fãs e esgota todas as salas por onde passa.
Este espetáculo é uma experiência na qual todos são convidados a participar de uma forma ativa, contribuindo com sons, ritmos, melodias e gargalhadas.
Para este Natal a X-Cake tem propostas fora da caixa que vão surpreender os mais clássicos, converter os que "nem gostam de sobremesas" (…)
O UC Exploratório em Coimbra termina o ano com chave de outro! São muitas as propostas que preparou para si.
Após o sucesso dos concertos de celebração dos 30 anos do álbum ‘’Viagens’’ no Porto e em Lisboa, Pedro Abrunhosa traz agora o espetáculo Viagens 3.0 a Coimbra.
Guns N’ Roses de volta a Portugal em 2025? Bilhetes Guns N’ Roses Coimbra
Há vários destaques para o penúltimo dia do festival, 22 de novembro, sexta-feira. A XXX edição do Festival Caminhos do Cinema Português exibe «On Falling»,
Queremos saber qual é a melhor palavra que descreve/caracteriza a cidade de Coimbra no ano de 2024. Qual a sua sugestão?
De acordo com o Município de Penacova, "a exposição promete ser um dos pontos altos da programação cultural nacional de 2025, proporcionando um