Encenador ucraniano Pavlo Yurov estreia espetáculo em Coimbra

Silence, Silence, Silece, Please é um espetáculo sobre a guerra russa na Ucrânia e tem estreia mundial marcada para dia 12 de maio, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.  


Após o espetáculo, haverá uma conversa com o público, uma oportunidade para um encontro entre a comunidade ucraniana em Portugal e o elenco da peça. 

 

A Universidade Coimbra / Teatro Académico de Gil Vicente e o Teatro Nacional D. Maria II irão ainda oferecer bilhetes para o espetáculo à comunidade ucraniana em Portugal. 

Silence, Silence, Silence, Please, do encenador ucraniano Pavlo Yurov, tem estreia mundial em Portugal, já no próximo dia 12 de maio, sexta-feira, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. 

Um espetáculo que parte de histórias reais de pessoas que estão de alguma forma envolvidas na guerra na Ucrânia, Silence, Silence, Silence, Please é uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II e estreia-se no âmbito do projeto Odisseia Nacional. 

Com dramaturgia de Pavlo Yurov e Anatoliy Tatarenko, e interpretação de 5 atores ucranianos, Silence, Silence, Silence, Please é uma peça sobre a guerra russa na Ucrânia, que partiu de uma pesquisa sobre histórias reais de civis que sofrem com os bombardeios e a ocupação, de soldados e paramédicos na linha da frente e de voluntários que abastecem o exército e fornecem ajuda humanitária à população.  

Esta obra procura mergulhar o público nos estados psicológicos e físicos das pessoas que vivenciam os acontecimentos da atual invasão — desde a exposição à artilharia constante e aos bombardeamentos aéreos, até à resistência nacional generalizada. Trata-se de uma tentativa de estabelecer um caminho para a dedução de processos de raciocínio e mobilização dos corpos dentro do modo de funcionamento de sobrevivência. 

Silence, Silence, Silece, Please tem estreia mundial em Portugal, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, e conta com uma equipa artística e técnica ucraniana e portuguesa. O espetáculo será apresentado no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, no próximo dia 12 de maio, às 21h30, seguido de uma conversa com o público, com a participação do elenco e moderada por Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II.  

No âmbito da apresentação do espetáculo, e numa ação conjunta da Universidade Coimbra / Teatro Académico de Gil Vicente e do Teatro Nacional D. Maria II, serão oferecidos bilhetes à comunidade ucraniana em Portugal interessada em assistir ao espetáculo e em participar na conversa com o público. A reserva destes bilhetes deverá ser feita através do e-mail bilheteira@tagv.uc.pt

COIMBRAEXPLOREComentário